Hoje falaremos de um projeto meio que inusitado, mas quando se trata da Segunda Guerra, não existem restrições, contanto que voe.
Foi exatamente o caso do Junkers Ju 322 Mammut. Ele foi um peso pesado criado exclusivamente para transportar enormes cargas. Só que não era um avião, mas sim um planador.
Este planador é semelhante a uma asa voadora, projeto apresentado e parcialmente aprovado pela Luftwaffe, contendo somente dois protótipos construídos.
Com a retirada do Junkers Ju-321, que seguia o mesmo conceito de um planador, houve a necessidade de um possível substituto para transportar os pesados armamentos alemães, e então surgiu o Ju-322.
Conforme exigências, o Ju-322 foi construído totalmente de madeira, sendo que, no início do projeto, ele seria capaz de transportar 20.000 kg de carga. Este peso era equivalente ao blindado Panzer IV (Pz.Kpfw. IV), ou um canhão de artilharia anti-aérea/anti-tanque Flak 88mm, incluindo tripulação e munições.
Com toda sua carga localizada na parte central da borda da asa, este planador tinha uma cauda estendida a partir da seção central, com um estabilizador convencional. Ele ainda seria equipado com três torres tripuladas, contendo uma metralhadora MG 15 de 7.92mm em cada uma.
No papel, o projeto parecia ser perfeito. Quando foi colocado em prática, o primeiro protótipo já apresentou problemas com os materiais exigidos. Como era feito só de madeira, não havia resistência suficiente, fazendo com que a carga útil fosse reduzida para 16.000 kg, e posteriormente, para 11.000 kg.
Com seu voo inaugural em Abril de 1941, o Ju-322 foi rebocado por um Ju-90. Já de cara, ele se mostrou muito instável sob o reboque, mas quando foi liberado, o Ju-322 ganhou altitude rapidamente e voou sem problemas. Na hora do pouso, porém, ele acabou parando em um campo onde levou duas semanas para ser colocado de volta ao aeroporto de origem.
Mesmo com melhorias, o Ju-322 foi considerado um projeto pobre pelo Ministério da Aviação da Alemanha (Reichsluftfahrtministerium – RLM), sendo assim cancelado. Porém, mesmo após o cancelamento, os dois primeiros protótipos realizaram mais alguns voos de testes. A perda maior veio depois de anunciarem que mais 98 exemplares já estavam parcialmente concluídos.
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