Por que ser (ou não ser!) um Piloto Militar

Capa_Piloto_Militar_Canal_Piloto

Dentre as inúmeras carreiras que se pode construir dentro da aviação, a carreira militar certamente é uma das mais fascinantes. Quem nunca sonhou em estar aos comandos de um caça supersônico? E como se não bastasse, a carreira do piloto militar ainda vai muito além disso. As possibilidades de atuação são inúmeras: além da aviação de caça, há ainda as frentes de logística, transporte de tropas, reconhecimento, patrulha, busca e salvamento… Não é de se admirar que tantos leitores do Canal Piloto cogitem essa possibilidade, e nos perguntem frequentemente sobre ela.

Como em todo trabalho, no entanto, a aviação militar exige que seus pilotos se enquadrem dentro de um determinado perfil. Por isso, antes de ir correndo à junta militar mais próxima, cabe a pergunta: você se enquadra no perfil necessário para ser um Cadete do Ar? Pensando nisso, preparamos alguns questionamentos que você, candidato a futuro piloto militar, pode (e até deve) se fazer:


Se você deseja construir uma carreira a serviço da Pátria…

Você já tem meio caminho andado para se tornar um bom piloto militar. A carreira, no entanto, é para poucos: os critérios médicos de aceitação são bem mais rígidos do que os exigidos aos pilotos civis. É preciso estar bem preparado, física e intelectualmente, para ser aceito na EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), uma vez que, além do certificado médico, os testes físicos e teóricos também são igualmente rigorosos.

E não pense você que ser piloto militar é descer de um caça e desfilar de macacão num evento de portões abertos! Como em qualquer carreira nas Forças Armadas, é necessário muita humildade para colocar-se a serviço do seu país. Muitos pilotos militares cumprem a nobre função de levar socorro e auxílio a povoados distantes, muito longe do alarido das palmas. Mesmo nosso Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, já se apresentou em muitos vilarejos onde as pessoas não tinham mais do que suas memórias para registrar as cenas inesquecíveis que presenciaram. Uma verdadeira atitude de heróis, indo cumprir com seu dever onde quer que fossem chamados.


Se você busca uma formação gratuita, oferecida pelo governo…

Saiba que, além de dificilmente se enquadrar na aviação militar, você está cometendo um dos mais comuns e mal-vistos equívocos entre os futuros pilotos. Diferente do que muitos possam pensar, a formação de piloto militar não é “gratuita”: ela constitui um investimento, por parte de seu país, na formação daqueles que desejem construir uma carreira a serviço de sua Pátria. Trata-se de um alto investimento, composto não somente de somas financeiras, mas também de muitos esforços por parte dos instrutores.

Coloque-se no lugar oposto: você investiria tempo e dinheiro em treinar alguém que, tão logo esteja formado, decida levar os conhecimentos que adquiriu para outro lugar?


E você, em qual grupo se enquadra? Está disposto a ir onde quer que o dever lhe chame, por mais distante que seja o seu destino, independente da aeronave que pilotará? Defenderia seu país com a própria vida, se preciso fosse? Ou quer apenas se formar “gratuitamente” como piloto? Responder a estas perguntas a si mesmo é a melhor forma de tomar sua decisão.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)