Bem amigos do Canal Piloto;
Vamos para mais um relato de outro dia de voo:
Eu tinha uma mania de beber leite condensado direto da caixa/lata, e na noite anterior do voo relatado hoje, abri a geladeira e a vi me esperando, acabei com o leite condensado e fui dormir em paz. Acordei no dia seguinte para ir pra Bragança fazer mais um voo, o primeiro problema surge então. Era voo de Coordenação 1º e 2º Tipo.
Tomei o café da manhã bem tranquilo e resolvi sair mais cedo para almoçar no aeroclube. Meu voo estava agendado para as 13:20, mas cheguei em Bragança por volta das 09:30, me apresentei para o voo e fiquei no aguardo. Nesse tempo de aguardo dei uma lida no manual, só para verificar se estava tudo em ordem, e enquanto o tempo passava a temperatura subia e a fome surgia e aumentava.
Eram 11:00 e o estomago já não estava bem por causa do leite condensado, e nisso fui almoçar, quando olho o cardápio do dia: Feijoada.
Aí veio o desespero, e agora? Vou voar com fome, almoço e depois vou voar, não vou voar? Duvidas que surgiram, falar para um aluno que praticamente acabou de iniciar o PP não voar, tendo um céu azul lá fora, é difícil. Mas naquele momento eu resolvi almoçar e depois voar.
Almocei a feijoada, fiquei 1:30 de molho, até que o instrutor me chama para voar.
PS06 – Coordenação 1º e 2º Tipo
A manobra de coordenação, consiste em inclinar o avião alternadamente para um lado e para o outro sem modificar sua trajetória. Para isso aplica-se pedal e manche coordenadamente. Tradução: Abaixa a asa de um lado, depois do outro, sem deixar a aeronave entrar em curva, para isso usa-se os pedais.
Fizemos o Briefing bem tranquilo e meu estomago estava se comportando de forma adequada. Terminamos o briefing e fiz a inspeção. Após passamos a notificação e voltamos à aeronave. Era 14:00hrs e a temperatura beirava uns 32ºC, o Paulistinha havia ficado em exposição ao Sol por um bom período de tempo, na hora que entrei na aeronave, estava abafado e muito quente. Nessa hora o corpo começou a dar pequenos sinais que algo estava irregular.
O Instrutor girou a hélice, e foi tirar os calços. Com a Hélice ligada, aproveitei para abrir as janelas e deixar um ar entrar, com isso consegui diminuir a sensação de calor dentro da própria aeronave, mas isso foi até chegar na cabeceira da pista, pois nessa hora, fecha-se as janelas para podermos decolar.
Decolagem efetuada prosseguimos para SBR 459, aproei a cidade de Joanópolis, e começamos fazer a coordenação de 1º Tipo. Abaixei asa do lado esquerdo e dava pedal ao mesmo tempo, mas aeronave entrava em curva. Abaixei para o outro lado, e aeronave entrava em curva e assim sucessivamente.
A temperatura aumentava e a pressão corporal diminuía, estava muito quente e suei bastante. Menos liquido no corpo, temperatura elevada e pressão tende a cair mais ainda. Até que chegou uma hora que não dava mais pra continuar o voo, o instrutor assumiu os comandos e nos trouxe de volta para o aeroclube.
O INVA abriu um pouco a janela para entrar um ar menos quente, e voltamos para pousar. Já no Aeroclube, saí da aeronave direto para o banheiro, vomitei, aguardei um pouco para melhorar, bebi um água para hidratar e fomos para o Debriefing.
O instrutor falou: Rafael, você está azul.
Eu realmente não estava bem. Não teve muito o que falar do voo. Pedi desculpas pelo voo, agradeci a compreensão e voltei para casa. O texto de hoje não tem como foco o voo em si, a ideia na verdade é compartilhar a experiência.
O que ficou de lição: Se alimente corretamente para o voo. Estude o manual e saiba as limitações da aeronave. Saiba suas limitações e não as subestime.
Quando uma aeronave se acidenta, foi porque algo estava errado. Piloto, manutenção, meteorologia… Aprenda a ter uma Cultura de Segurança.
Quando dá certo é ótimo, quando dá errado é experiência. Depois desse voo aprendi a realmente falar NÃO quando algo esta errado. Acredite, falar NÃO, não é falta de respeito, mas sim segurança.
Bons voos e CAVOK a todos.
R. Torquato.
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