Saudações Amigos do Canal Piloto.
Após ter sentido como foi a glissada no voo anterior, chegou o momento de realmente aprender a manobra.
A glissada é uma manobra que permite perder altura rapidamente sem o aumento da velocidade. Podendo ser frontal ou lateral. Uma das asas é baixada, o nariz desloca-se para o lado oposto, fazendo a asa baixada glissar.
Glissada Frontal: É aquela que o avião mantem a trajetória reta para frente. Ficando com o nariz a 30º com a referência. Abaixa-se a asa para o lado do vento, dando pedal contrário, simultaneamente. Para sair da glissada frontal, centralizam-se os comandos simultaneamente.
Glissada Lateral: Diferente da frontal, a lateral mantem uma trajetória para diagonal. Abaixa-se a asa para o lado do vento, e após calça-se o pedal contrário. Para sair da glissada lateral, centraliza-se primeiramente o manche e depois os pedais.
Ambos a velocidade é de 65mph, checamos a altura, direção do vento, referência e voo planado.
Com o briefing realizado, aeronave inspecionada, notificação, fomos voar. A aeronave era o GYE, motor de 115hp bem mais forte que o P56C que tem 90hp. Na decolagem, senti a primeira diferença do motor mais forte, normalmente no voo ascendente subimos com 65mph, no P56B subimos com 70mph.
Escolhemos área 460 (Vale Eldorado) para treinar as glissadas, chegando próximo ao vale, devido ao tráfego que estava intenso na região, resolvemos alternar para não prejudicar. Fomos então para uma pista de pouso abandonada na fazenda primavera. Altitude do aeródromo é de 2400’, instrutor pediu para fazer uma final longa e chegar um pouco a direita da pista para fazermos a Glissada Lateral.
A glissada é uma manobra bem tranquila e bem legal de fazer, cheguei alto e a direita do aeródromo, para poder perder altura e ao mesmo tempo glissar em direção a cabeceira.
Feito a aproximação, certifiquei de a direção do vento, abaixei a asa esquerda e calcei o pedal contrário, a aeronave começou a glissar. O vento pega na lateral da janela e continuei glissando, quando vi que a aeronave ainda não estava na trajetória desejada, dei um pouco mais de asa e um pouco menos de pedal, assim ela acentuou mais a trajetória, sempre observando a velocidade de 65mph.
Quando chegamos a uma altura razoável, arremeti e fiz o circuito de trafego novamente para uma nova glissada, girei base próximo ao aeródromo para chegar alto e poder glissar. Assim foram feitas as manobras, arremetemos pela última vez e voltamos para Bragança, aproveitei para fazer o circuito de Bragança próximo para também chegar alto na final, assim glissei mais uma vez e efetuamos o pouso.
Taxiamos, fomos para o debriefing e conversamos, meu grau de proficiência foi satisfatório, fui aprovado na manobra. Próximo voo era TGL (Touch and go landing – Pouso e Arremetida)
Agora a brincadeira ficou séria.
Bons Voos, Cavok.
Rafael Torquato.
Notam: Vou dar uma pausa nas postagens por causa das férias, mas em breve voltarei com mais informações da formação de Piloto Privado.
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