Saudações leitores do Canal Piloto,
Meu nome é Claudio Motta, sou natural de Natal-RN e estou residindo em Mission-Texas, EUA. Atualmente tenho 15 anos, e estou cursando a prática de Piloto Privado pela McCreery Aviation Co. sediado no McAllen Miller International Airport. Antes de falar sobre a instrução em si, começarei do começo: “Como danado você foi parar aí?” Pois é, como a maioria, eu também não sou nenhum filho de empresário rico ou algo do tipo, porém tive a oportunidade de vir morar nos EUA quando a empresa em que o meu “velho” trabalha decidiu expandir. Antes disso moramos na Argentina e no final do ano de 2010, meu pai recebeu a proposta de coordenar o processo de construção, montagem, e produção inicial da nova filial aqui no Texas, e após uma demorada conversa conosco, aceitou…
Eu nunca fui a favor dessa decisão, porém mesmo sem saber, com essa mudança eu estava próximo do inicio da minha formação aeronáutica. Após alguns meses, a caminho de uma pelada com uns amigos brasileiros, lembro ter visto um 757 da UPS passando bem à nossa frente, cerca de 500 pés – E exclamei: “um dia eu vou estar lá em cima…” Meu pai não falou nada no momento, porém, na volta pra casa ele perguntou: “E ai, vai querer ser piloto mesmo?” Acredito que não preciso contar minha resposta, mas depois de uma breve conversa sobre o assunto, ele falou pra pesquisar sobre a formação nos EUA, pois provavelmente ficaríamos mais do que os dois anos planejados inicialmente.
Ao chegar em casa, abri meu notebook e “googleei” Private Pilot License, e após uma breve pesquisa cheguei ao site da McCreery… Naquele dia mandamos um email para o Flight Academy Manager, (a McCreery é uma empresa que realiza também serviços como taxi aéreo, ambulância aérea, hangaragem, e serviços de solo para aeronaves comerciais; push-back; reabastecimento e GPU). Na resposta o mesmo nos convidou para conhecer as instalações deles, e, alguns dias depois, marcamos uma visita.
Após uma boa conversa com a moça que nos atendeu, me surpreendi ao descobrir que mesmo aos 14 anos, idade que eu tinha na época, eu já poderia iniciar as aulas práticas, contanto que eu pudesse alcançar os pedais e ver a carenagem do motor. Ela explicou que as únicas restrições de idade que existem são para o Solo Flight (16 anos) e para o Checkride (17 anos). Pegamos uma papelada com a regulamentação do curso e o numero de um dos instrutores para termos detalhes mais específicos sobre os voos. E lendo os papeis que trouxemos para casa eu me surpreendi mais ainda, os únicos requisitos médicos para começar o treinamento eram algumas assinaturas alegando que eu não possuía nenhum problema auditivo, motor ou visual que pudesse afetar a segurança de voo, sendo necessário um exame médico somente para poder realizar Solo Flight.
Algo que também me surpreendeu foi a necessidade de mandar minhas digitais para o Federal Bureal Investigation(FBI) para verificação de antecedentes criminais graves e ligações com terrorismo (até agora não acharam nada). Segundo o instrutor, esse procedimento passou a ser requerido após os atentados de 11 de Setembro, em 2001. E por fim, fiquei ciente que na formação de aviador nos EUA, não é necessário fazer nem um tipo de prova escrita até o fim do treinamento, aonde quando pronto para checar, o aluno faz o Written Test e marca seu Checkride.
Finalizando, gostaria de agradecer ao Athos pelo convite e ao Sales, por me dar essa oportunidade de compartilhar minha breve experiência no meio da aviação com vocês, escreverei duas vezes por mês.
Bons voos e até a próxima,
Claudio Motta
Glossário: Googleei: Ato de pesquisar no Google (palavra informal). Private Pilot license: Licença de piloto privado. Flight Academy Manager: Diretor da academia de voo. Push – back: Procedimento pelo qual um avião é rebocado desde a porta de embarque, até a taxiway. GPU – Ground Power Unit: Unidade de energia de solo, utilizado para abastecer a bateria das aeronaves. Solo flight: Voo solo Checkride: Equivalente ao voo de check Written Test: Teste escrito, equivalência a banca da ANAC.- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
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