A primeira aeronave híbrida recarregável

posted in: Artigos | 0

A primeira aeronave com motor híbrido, capaz de recarregar suas baterias em voo, foi testada com sucesso no Reino Unido. Foi um passo inicial muito importante na continuação dos estudos para a criação de aviões mais “limpos” para o meio ambiente, e que também realizem viagens de forma eficiente.

Carros híbridos já estão disponíveis desde 1992. No Brasil, segundo a Renault e Nissan, a previsão é só para este ano, ou até depois de 2015 para recebermos o primeiro de forma regular. Já para os aviões, o que atrasou o desenvolvimento de aeronaves híbridas ou totalmente elétricas foi a tecnologia de bateria.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, em associação com a Boeing, estudam um protótipo alimentado por um sistema de propulsão paralelo híbrido-elétrico, onde o motor elétrico da aeronave trabalha em conjunto com um motor a gasolina. A aeronave de demonstração utiliza até 30% menos combustível do que um avião similar, com um motor só a gasolina.

A aeronave também é capaz de recarregar suas baterias em voo, sendo esta a primeira vez que este feito pôde ser alcançado. Ela possui somente um assento disponível. Seu desenho é igual ao de um planador, e seu motor híbrido foi projetado e construído por engenheiros da Cambridge, com apoio financeiro da Boeing.

A aeronave utiliza uma combinação de motor a 4 tempos e um motor elétrico/gerador, acoplado ao mesmo tambor de acionamento para girar a hélice. Durante a decolagem e subida, onde é necessária maior potência, o motor trabalha em conjunto para dar potência ao avião. Em altitude de cruzeiro, o motor elétrico pode ser ligado em modo gerador para recarregar as baterias, ou ser utilizado em modo de motor auxiliar para minimizar o consumo de combustível.

Serão necessários muitos estudos antes desse tipo de motor estar disponível para aviões comerciais. As intenções são de criar um motor exclusivamente elétrico. Atualmente, se tivéssemos que substituir os motores de um avião moderno por baterias, sua autonomia total de voo seria de cerca de dez minutos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VAjbfevv9D0]

Andrews Claudino