Os carros de pushback são os veículos mais legais em um aeroporto. Uma coisa “pequena” como aquela tem uma força que não imaginamos. Empurram e puxam tanto aeronaves de pequeno e médio porte quanto os maiores aviões que existem. Isso tudo sem forçar o motor até o limite, possibilitando parar e acelerar novamente, sem impulso.
Antes de falarmos de alguns carros de pushback, vamos falar do modo mais simples como essa operação é feita. Muito conhecido nos aeroclubes, ele consiste em empurrar a aeronave com as próprias mãos, o que não é difícil com aeronaves de pequeno porte. Com duas pessoas, já temos um pushback bem seguro, tanto para conseguir segurar a aeronave quanto para manobrar sem riscos.
Em alguns aeroportos, principalmente os que operam aeronaves de até médio porte, são utilizados tratores. No entanto, não se trata de qualquer trator: o ideal é um trator pesado, a fim de que ele tenha aderência o suficiente para empurrar ou puxar a aeronave, sem escorregar ou ocorrer alguma coisa fora do normal.
Além do trator, em alguns lugares fora do Brasil são utilizados caminhões Unimog. Esse caminhão é do tipo off-road, produzido pela Mercedez-Benz. Os primeiros modelos surgiram pouco depois da Segunda Guerra Mundial, e deveriam atender ao setor da agricultura, num papel mais polivalente que um trator tradicional.
Os caminhões Unimog podem ser utilizados em florestas, montanhas e desertos como veículos militares. São empregados pelo Corpo de Bombeiros, em expedições, e até mesmo em competições de caminhões como no Rally de Dakar, apesar de não se aterem a esses fins. Devido a essas capacidades, na Europa eles fazem trabalhos como limpar neve, transportar equipamentos pesados, trabalhar como veículos rodo-ferroviários, e também como veículos de pushback.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015