Qatar Airways pode estar negociando compra da Gol

posted in: Canal Piloto Reporta | 4

De acordo com a coluna Radar da edição desta semana da revista Veja, executivos da companhia aérea árabe Qatar Airways reuniram-se com a direção da Gol na semana passada, para tratar de uma possível venda da companhia brasileira.

Os árabes preferem o modelo seguido pela associação de Lan e Tam, que criou a maior companhia aérea do planeta, em valor de mercado. Por lei, companhias aéreas brasileiras não podem ter seu controle transferido para estrangeiros, então nesse caso as duas empresas optaram por criar uma holding no Chile, a Latam, com participação societária da família Amaro, donos da TAM, e dos Cueto, da LAN.

Ainda de acordo com a coluna, as conversas estão apenas começando, e ninguém sabe se vingarão.

Desde o ano passado, a Laranjinha adota uma série de medidas para voltar ao lucro – algo que não se vê desde 2010. A Gol registrou lucro líquido em apenas dois dos últimos seis trimestres – no primeiro e no quarto trimestres do ano passado. No segundo trimestre, a empresa perdeu 751 milhões de reais.

Entre as ações, estiveram a demissão de funcionários e a nomeação de um novo presidente executivo – Paulo Kakinoff, em meados de junho. Na ocasião, chegaram a circular notícias de que a maior missão do ex-presidente da Audi seria preparar a venda da GOL, algo que Kakinoff negou posteriormente.

Outro rumor que circulou nas últimas semanas é de que as dificuldades financeiras da GOL a fariam vender ativos, como a marca Smiles, do programa de milhagem herdado da Varig.

A Qatar Airways já é uma parceira da GOL no programa de fidelidade Smiles, cujo IPO é uma das medidas esperadas pelo mercado. Com a reportagem, as ações da companhia disparam nesta manhã na Bovespa. Às 10h21, os papéis da companhia subiam 11,3%,valendo R$ 10,44.

E aí senhor Constantino Jr, verdade ou mentira?

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução

Renato Cobel
Redes