Como reduzir os custos para lançar satélites?

posted in: Artigos | 0

Lançar um satélite é uma coisa extremamente complexa. Exige demais dos engenheiros, equipamentos, tecnologias disponíveis e locais de operação. Sem contar que também não podemos deixar de lado o meio ambiente, as emissões de gases, quais os tipos de queimas, como reduzir a quantidade de impurezas soltas no ar. Por causa disso, muitas alternativas foram aparecendo.

Uma delas veio de uma empresa suíça chamada Swiss Space Systems, ou simplesmente S3, que desenvolve aviões capazes de transportar um foguete sobre sua fuselagem, semelhante aos grandes aviões cargueiros, que conseguem transportar grandes ônibus espaciais da mesma maneira.

A aeronave escolhida para compor uma plataforma comercial de lançamento de satélites foi um Airbus A300. Esse tipo de lançamento está previsto para reduzir em até 75% os custos, segundo os cálculos dos projetistas. Os primeiros testes estão previstos para acontecer em 2017.

Para que isso funcione de forma correta, o “foguete” não tripulado será transportado pelo A300 até uma altitude prevista em torno de 10 km. Em seguida, o avião não tripulado aciona seus motores a querosene e oxigênio líquido, para alcançar a altitude prevista de 80 km. Mesmo não sendo chamado de nave espacial, ele poderá chegar à altitude de uma, mas sem ultrapassar a barreira do espaço.

Os 80 km de altitude já serão suficientes para lançar o satélite, que equipado com seu próprio foguete, poderá voar até alcançar a altitude ideal. Terminando isso, as duas aeronaves podem retornar para pouso com total segurança, com as bases lançadoras prontas para um próximo lançamento.

Claro que muitos estudos ainda devem ser feitos, mas por essa iniciativa, já começaram muito bem. O projeto conta com o apoio da belga Sonaca, da francesa Dassault Aviation e da britânica Meggitt. A S3 ainda pretende estabelecer parcerias para manter bases operacionais de lançamento e retorno em Marrocos e Malásia.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=baYMrHnNB44]

Andrews Claudino