Reflexões sobre a formação acadêmica na aviação

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Artigo de Lucas Bazani Chér

Qual a melhor formação para um piloto?

No mundo em que vivemos atualmente, é necessário cada vez mais um piloto que possua outros atributos, além da atribuição técnica. Dessa forma, podemos dizer que qualquer incremento em sua formação, o ajudará no processo seletivo de uma grande empresa aérea.

De que maneira um piloto em formação pode se destacar? De qual forma devo prosseguir para conseguir realizar meus objetivos? Que cursos são interessantes para um piloto obter no currículo? Este artigo é resposta.

É sabido que um aluno piloto pode ir tanto para um aeroclube, quanto para uma faculdade de Aviação Civil. Mas qual priorizar?

No caso da faculdade de Aviação Civil, ela geralmente é separada em dois ramos. O primeiro, é focado para pessoas que possuem interesse em serem pilotos de avião ou helicóptero. Já o segundo, é focado aos interessados em seguir carreira de aeroviários. Então, por que fazer o aeroclube, se a faculdade já oferece tanto além da parte teórica básica?

O curso teórico de aeroclube possui um diferencial relevante quando se trata da prova da ANAC: os macetes e didática de modo intensivo. Isso pois, o teórico tem o principal (mas não único) objetivo de preparar o aluno para a aprovação na prova da ANAC. Sendo assim, teórico e faculdade são cursos com objetivos e públicos diferentes. Mas isso não quer dizer que quem se forma inicialmente pelo curso teórico, deve parar por aí.

Outra dúvida muito comum quando o assunto é a formação acadêmica, é sobre o curso a ser escolhido, vendo que qualquer curso superior pode ser aceito pelas Cias Aéreas.

Sempre amei a aviação, mas apenas fui parar para pensar nela como carreira quando já estava dentro de uma faculdade. Comecei fazendo Administração de Empresas, um curso que é interessantíssimo para um bom piloto gestor. Porém, enquanto cursava Administração e estudava toda a teoria entediante dos primeiros semestres, decidi mudar meu rumo. Tranquei essa primeira faculdade, e escolhi começar a de Aviação Civil. Fiz o primeiro semestre, e simplesmente amei as matérias do curso de Piloto Privado.

A aviação é dinâmica, e sua formação, também pode ser. O mais interessante de se formar em diferentes faculdades ao longo de sua carreiras é, sem dúvidas, possuir um plano B. No meu caso, trabalhar como gestor. É óbvio que todos que possuem o sonho de criar uma carreira brilhante na aviação não querem nem pensar em um plano alternativo, pois só aquela opção é a bem vista. Mas Infelizmente, é imprescindível uma outra formação, ou pelo menos um complemento para o seu currículo. Administração ou Engenharia são dois exemplos que complementariam profissões secundárias ligadas a aviação. É claro que qualquer outra formação agregará valor ao seu currículo, mas é interessantíssimo você ter duas formações que se completam.

A tendência que temos hoje é que a dificuldade de aprovação em um processo seletivo seja cada vez mais difícil. Dessa forma, uma formação superior e uma boa bagagem teórica são fundamentais para uma aprovação em grande companhia aérea. Por isso, é fundamental que você, com a pretensão de se tornar um grande piloto, invista na sua formação, técnica e acadêmica.

Contudo, é indispensável que você se forme em locais onde tem a certeza de estar investindo bem o seu capital. Procure cursos de ponta, e pense na pós-graduação, como em Segurança de Voo no ITA, ou Direito Aeronáutico, por exemplo. O mercado disponibiliza diversos cursos, basta saber selecionar os certos.

A formação do piloto, portanto, varia de acordo com a sua vontade de crescer e ser bem-sucedido. Sonhe sempre e lembre-se de que um piloto deve estar constantemente estudando. Sempre haverá novos conhecimentos, práticos e teóricos, para se obter. Quem impõe seu limite é você mesmo.

Lucas Bazani Chér

lbcher@hotmail.com

Alexandre Sales
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