Os Irmãos Wright efetuavam experimentos com planadores desde 1899, os quais deram origem ao Flyer.
Antes deles, entre 1891 e 1896, Otto Lilienthal fez mais de 2.000 saltos com seus planadores morro abaixo, atingindo até 15 metros de altura e 250 de distância, sendo o primeiro homem a voar de modo controlado. Ele morreu durante um de seus saltos.
Em 17 de Dezembro de 1903 os Irmãos Wright fizeram o primeiro voo com o Flyer I, percorrendo 36,5 metros em 12 segundos. Em 1904 o Flyer II voou 105 vezes, efetuando o primeiro voo em círculo, e ficando no ar por até 5 minutos. Em 1905 o Flyer III voou por mais de 39 minutos.
Os primeiros voos do Flyer exigiam uma catapulta e vento de proa para decolarem, e tiveram poucas testemunhas, para que o projeto não fosse copiado. Apesar disso, os Irmãos Wright afirmaram terem decolado com o Flyer I sem catapulta ainda em 1903, também em segredo. Opositores afirmam que isso só ocorreu tempos depois, em futuras versões do Flyer.
“Decolar por meios próprios” foi exigência de alguns concursos da época, mas não é um requisito para um aparelho ser considerado um avião.
Em 1890, 13 anos antes dos irmãos Wright, Clément Ader construiu o “Éole”, ou “Avion I”, uma aeronave com motor a vapor que voou a 20 centímetros do solo por 50 metros, mas com controle mínimo. Ader construiu o Avion II e III em 1892 e 1897, com financiamento e sob segredo militar, mas sem sucesso. Os projetos só foram divulgados em 1910.
Santos Dumont possuía uma vasta experiência no balonismo, desde 1898, e se tornou o inventor do dirigível em 1901.
Em 13 de Setembro de 1906, o 14 Bis “Oiseau de Proie (Ave de Rapina) I” voou pela primeira vez, a 70 centímetros de altura e percorrendo 7 metros. Em 23 de Outubro o 14 Bis II voou a 5 metros de altura percorrendo 60 metros em 7 segundos, perante um juri, imprensa, e mais de 1.000 pessoas. Em 12 de Novembro o 14 Bis III fez seu último voo, percorrendo 220 metros em 22 segundos, estabelecendo o recorde de distância em sua categoria. Dumont tornou suas patentes públicas.
O 14 Bis foi desenvolvido especialmente para Dumont, uma pessoa baixa e leve, e era difícil de controlar, impossibilitando a construção em série. No primeiro voo público a aeronave pendeu em direção aos juízes e quase os atingiu.
Em 1907 Santos Dumont lança o Demoiselle, aeronave com a qual ele desejava popularizar a aviação, mas apenas 15 foram vendidos.
Apenas em 1908 e 1909 os Irmãos Wright fizeram os primeiros voos públicos, com o Wright Model A nos EUA e Europa, após terem patentes e contratos assegurados.
De 1910, o Wright Model B foi a variante mais comercializada, decolando através das rodas ao invés de catapultas.
Séculos antes, entre 1485 e 1490, Leonardo da Vinci criou diversos esquemas de máquinas voadoras, before it was cool.
E fica a pergunta: Quem inventou o avião?
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022