Se um P-51 Mustang já estava bom, que tal dois?

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O North American F-82 Twin Mustang foi inicialmente concebido para ser um caça de escolta de longo alcance, projetado para escoltar o Boeing B-29 em missões superiores a 2.000 nm – como por exemplo de Filipinas para Tóquio – ou para missões que fossem além do alcance do Lockheed P-38, ou dos convencionais P-51 Mustang. Uma das principais missões em que ele deveria ser alocado era a invasão das ilhas japonesas, antecipada pela rendição do Japão após os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.

No início do projeto, as intenções foram sempre de um avião de escolta de longo alcance, com um design muito semelhante ao alemão Messerschmitt Bf 109Z “Zwilling”. Foi uma aeronave com fuselagens gêmeas, sendo designado como XP-51F, e posteriormente, tornando-se o P-51H Mustang, que era na verdade um design totalmente novo de qualquer outra variante do P-51. Após isso, foi alterado para XP-82.

No geral, era seria a maior mudança, pois as metralhadoras M2 Browning de 12,7 mm permaneceriam nessa aeronave. A diferença é que teria mais algumas saídas, tornando os disparos mais concentrados. A asa mais alongada permitiu que ele recebesse alguns pontos adicionais, em que pudessem ser armazenados mais combustível e material bélico.

Com relação à empenagem, os estabilizadores verticais e horizontais sofreram grandes mudanças, para que se caso um dos motores falhasse, a estabilidade não fosse tão afetada. Os trens de pousos seriam convencionais, semelhantes ao P-51 normal, porém fixados nas duas fuselagens.

O XP-82 deveria ser alimentado por dois motores RR Merlin V-1650. O motor esquerdo era um V-1650-23, com uma caixa de engrenagem de redução para permitir que a hélice esquerda trabalhasse em conjunto com o da direita, que por sua vez, era alimentada por um motor V-1650-25, mais convencional. Várias modificações foram feitas para que houvesse um melhor controle para ambos os pilotos.

Vários protótipos para o XP-82 foram feitos, cada um com uma modificação. No entanto, as fuselagens para o P-82B foram concluídas antes do fim da Segunda Guerra Mundial. A maioria permaneceu na fábrica, por conta de atrasos para a chegada de motores. Eles ficaram no solo sem motores até 1946, e com isso, nenhum pôde ser colocado em serviço durante a guerra.

Alguns feitos por essa aeronave foram a prova de que seu desempenho era realmente bom. Ele realizou um voo do Havaí até Nova Iorque sem escala, voando por 14 horas e 32 minutos, totalizando uma distância de 5,051nm, mantendo a média de 560 km/h, com os tanques internos e externos cheios.

Até hoje, esse foi o voo mais longo da história a ser realizado sem escalas por um avião de combate movido a hélice. Em 1948, a USAAF eliminou a categoria “P” para os aviões de caça, trocando todos para a designação “F”. Posteriormente, todos os P-82 foram re-designados como F-82, e a designação “P” ficou para os aviões de busca.

Andrews Claudino