Em Setembro de 2011, começaram a aparecer na internet fotos de uma aeronave estranha, porém, com um desenho um tanto quanto semelhante aos últimos caças norte-americanos. No entanto, as fotos foram feitas na China! Em Junho de 2012, além de fotos, começaram a surgir vídeos de uma aeronave embrulhada, sendo transportada pelas estradas chinesas.
Poderia ser uma nova aeronave chinesa? Alguns entusiastas chineses suspeitaram que poderia se tratar de uma simples aeronave de treinamento, o Hongdu L-15. Porém, em Setembro de 2012, começaram a aparecer fotos dessa estranha aeronave totalmente montada em um aeródromo.
Enfim foi comprovado: era uma nova aeronave chinesa, designada como F-60 para exportação, ou J-31 como circulará pela China. Especialistas em aviação chinesa como Xu Yongling dizem que o J-31 é uma aeronave já considerada de quinta-geração, a mais recente já criada, e uma ótima opção para exportação.
Não se sabe ainda se o J-31 será uma aeronave concorrente do Stealth J-20, que também está em fase de desenvolvimento e testes, para possivelmente entrar em produção em torno de 2019. Também não se sabe se ele vai ser um caça voltado para ataques terrestres, ou somente para combates ar-ar.
A aparência do J-31 aumentou a preocupação sobre uma potencial corrida armamentista na Ásia, forçando alguns dos países vizinhos da China a começarem a considerar a compra do F-35. As intenções da China são de disponibilizar a aeronave para exportação, como uma alternativa para países que não podem comprar o F-35.
Mesmo sendo um potencial concorrente para o F-35, os norte-americanos acreditam que não haverá muitos países interessados, ou capazes de comprar um avião chinês mais avançado. Os EUA têm sido bem sucedidos na obtenção de encomendas internacionais para o F-35, feitas por países europeus e asiáticos.
Em comparações mais estratégicas, as superfícies do J-31 se mostraram mais aerodinâmicas que as do F-35. As desvantagens para essa diferença na fuselagem estão em haver menor capacidade para o transporte de armas, nos compartimentos internos. No entanto, ganha-se em redução do consumo e aumento de velocidade. Mesmo com apenas um protótipo, ele já realizou seu primeiro voo no dia 31 de Outubro de 2012. Teremos boas novidades para os anos seguintes.
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