O Sikorsky Ilya Muromets, esse gigante dos céus russos, foi projetado e construído por Igor Sikorsky em parceria com a Russo-Balt, uma das primeiras empresas russas a produzir carros, entre 1909 e 1923. A aeronave foi designada como Ilya Muromets, ou Sikorsky S-22. Ilya foi um herói da mitologia Russa, como também é considerado um santo monástico da Igreja Ortodoxa.
Talvez o motivo para ele ter sido nomeado assim foi o fato do Ilya ser muito grande e imponente, resistir muito em uma batalha, e conseguir combater tudo o que vem pela frente. O mesmo vale para esse enorme bombardeiro. Ele foi o primeiro quatrimotor, e ainda, o primeiro avião multi-passageiros do mundo.
Antes de se tornar um bombardeiro, o S-22 foi primeiramente concebido e construído para ser um avião de luxo. Pela primeira vez na história, um avião tinha uma cabine isolada somente para passageiros, cadeiras de vime confortáveis, um quarto e até mesmo o primeiro vaso sanitário a bordo de uma aeronave.
Ele tinha também aquecimento e iluminação elétrica. Sua cabine tinha espaço suficiente para acomodar várias pessoas, e ainda contava com aberturas em ambos os lados da fuselagem, que permitiam que o mecânico pudesse sair pelas asas inferiores e fazer reparos na fuselagem e motores durante o voo.
A iluminação funcionava por um gerador que era alimentado pelo vento, e o aquecimento era fornecido por dois tubos de escape do motor que passavam pelos cantos da cabine. Mesmo com todos esses avanços voltados para as acomodações, conforto e segurança, os instrumentos de voo eram primitivos demais. Incluíam quatro tacômetros (um por motor), uma bússola, um altímetro antigo (já para a época), indicador de velocidade, e uma série de barras horizontais situadas no nariz da aeronave para indicar a razão de subida ou descida.
Mais tarde, com as próximas variantes chegando, essa aeronave de luxo foi indicada para ser uma aeronave de combate primária, designada então para atuar como bombardeiro. Em 1915, um Ilya realizou ataques a posições de linha de frente alemã durante a Primeira Guerra. Os alemães muitas vezes estiveram relutantes em atacar esse gigante, devido ao seu poder de fogo defensivo, e ainda por conta das posições de suas armas.
Certamente era bem difícil derrubá-lo, mas em Setembro de 1916, o primeiro Ilya foi abatido enquanto lutava contra quatro Albatrosses alemães. Essa foi a única derrota da aeronave russa durante a Guerra. Os outros Ilyas que estavam em combate foram bem danificados, mas conseguiram retornar para reparos.
No total, foram construídos 83 exemplares entre 1913 e 1918. Ele foi ainda o primeiro quadrimotor da história, o primeiro a realizar bombardeios, o primeiro a fazer parte de grupos de ataques contra alvos inimigos, o primeiro bombardeiro de reconhecimento noturno, e ainda, o primeiro na avaliação de estragos feitos por uma bomba.
Em maio de 1921, o Sikorsky Ilya Muromets voltou a ser utilizado para o seu real papel, o transporte de passageiros em voos entre Moscou e a Cracóvia, com apenas seis unidades que ainda estavam em condições de voo. Eles realizavam também voos para os correios. Após ter transportado 60 passageiros e duas toneladas de correspondências, o Ilya foi considerado difícil de ser mantido, e em Outubro de 1922, foi aposentado.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015