O SNECMA Coléoptère, que do francês significa “besouro”, foi uma aeronave VTOL desenvolvida pela empresa francesa SNECMA na década de 1950. Esse projeto consistia em, basicamente, fazer uma aeronave de asa anular realizar pousos e decolagens a partir de locais em que um avião comum não poderia chegar.
Sua asa anular media 3,20 m por 3 m de profundidade, e seu design foi muito futurista para a época. A cauda da fuselagem era um simples cilindro contendo um motor. O trem de pouso, do tipo quadriciclo, era posicionado na mesma base de seus ailerons.
Em alguns testes que foram realizados a partir de 1959, o C.450 conseguiu subir até 1.000 metros de altitude, e acabou preocupando bastante os operadores por não saberem qual seria a reação da aeronave ao realizar a transição de voo vertical para horizontal. Esse foi um dos motivos pelo qual essa aeronave foi considerada muito perigosa.
Esse projeto estranho tinha capacidade para um tripulante. Ele contava com um assento ejetável para prover maior segurança ao piloto, mesmo em uma aeronave extremamente instável de se voar. Talvez seja por ter uma pequena “cauda”, e o motor turbojato Alar 101EV, que tinha um empuxo de 81.650 libras.
No nono voo de teste, o C.450 mostrou que era realmente perigoso, principalmente na transição entre o voo vertical para o horizontal. Nesse voo a aeronave, que já estava pairada e “estabilizada”, do nada deixou de pairar e começou a cair de aproximadamente 1.000 metros de altitude, oscilando em torno dos três eixos de movimento. O piloto conseguiu fazer uso de seu assento ejetável, e depois disso, o programa foi abandonado.
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