Tracey-Curtis Taylor: A próxima aviadora que entrará para a história

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Seguindo todos os passos dos maiores pioneiros da aviação, que realizaram seus longos voos rumo ao recorde mundial – como Ada Rogato, Jean Batten, Amelia Earhart, Charles Smith e Charles Lindbergh, entre muitos outros – temos agora Tracey Curtis-Taylor, com o objetivo de voar da África do Sul para o Reino Unido em uma jornada épica.

Taylor viaja em um Boeing Stearman, nomeado de “Spirit of Artemis”. Fabricada em 1942, esta aeronave pode atingir uma velocidade máxima de 150 km/h, com o teto máximo relativamente baixo de 3.050 m. Com sua autonomia incluindo um tanque adicional, a aeronave pode aguentar 4,5 horas de voo.

Em nota, ela diz: “Deveríamos ter partido esta manhã (01/11), mas adiamos devido ao tempo. É frustrante, mas também estou muito feliz de não estar voando em torno das péssimas condições que prevaleceram aqui no Cabo, durante a maior parte da semana. As más condições se propagam ao redor da costa sul da África, expelindo uma grande quantidade de nuvens baixas, nevoeiro e chuva que atrapalharam as nossas operações de voo, mas nos permitiram continuar com o resto dos preparativos. Estive em Cabo por quase três semanas, e agora devo dizer que tem sido um momento desesperador, ainda que em um cenário espetacular. Talvez eu apenas tenha me habituado a estar ansiosa, depois de tantos meses de atividade exaustiva de trabalho, em uma expedição desta magnitude e um monte coisas além disso.”

Conforme o mapa do trajeto, a viagem será composta por 32 pernas. Não será somente um desafio e realização pessoal, mas também uma forma de comemoração histórica, devido a este voo já ter sido realizado pela britânica Mary Heath, a primeira mulher a voar sozinha da África do Sul para Londres a bordo de um Avro Avian.

A viagem de Heath, que levaria 3 semanas, acabou levando quatro meses, de janeiro até maio de 1928. Já Taylor pretende realizar esta viagem em 6 semanas, saindo da Cidade do Cabo na África e finalizando sua expedição em Goodwood, na Inglaterra.

Taylor aparenta ser altamente capacitada para realizar este tipo de voo, tendo experiências como instrutora de voo e em voar aviões clássicos, sendo também afiliada ao “Shuttleworth Old Warden Park”. Taylor participa ainda do Duxford Flying Legends Airshow, voando as mais clássicas aeronaves durante o evento.

E quem acha que ela irá sozinha, está enganado: a maior parte do trajeto envolverá um segundo avião com uma equipe de filmagem, a fim de criar um documentário sobre sua façanha, com previsão média de ir ao ar no início do próximo ano. Então senhores, preparem-se pois haverá muitas surpresas e belas imagens sobre tal façanha. Com muita felicidades, desejamos boa sorte a esta experiente aviadora, que logo entrará para a história junto aos mais ambiciosos pioneiros da aviação.

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Andrews Claudino