Neste mês de Dezembro o Canal Piloto foi convidado pela ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) a fazer parte de um grupo de sites que foi visitar duas empresas aéreas: Avianca e Tam. No edifício da Avianca próximo ao Aeroporto de Congonhas (SBSP) o grupo teve a oportunidade de conversar por algumas horas com Tarcisio Gargioni – Vice Presidente do setor Comercial e de Marketing da empresa. Sem citar nomes de pilotos ou canais, Alexandre Sales abordou o assunto perguntando qual a opinião da empresa sobre os videos filmados por pilotos com câmeras Go Pro’s durante alguns momentos dos voos, e posteriormente disponibilizados no Youtube através de pequenos video clips.
Durante a pergunta foi citada a total aprovação do público com esse material, além do ponto de ser uma divulgação que de fato dá certo e não custa nenhum centavo para a empresa. Vale lembrar que recentemente alguns canais de pilotos que faziam videos semelhantes em outras empresas aéreas foram encerrados por decisão dos próprios pilotos, devido a novas políticas internas da empresa, apesar disso não ter sido citado este foi um dos motivos que inspirou a pergunta ao Vice Presidente.
A resposta de Tarcisio Gargioni deixará muitos entusiastas satisfeitos, este citou que não vê problema com tais ações e reconhece o papel de divulgação desse material, e que apesar de não ter planos de formalizar tais videos junto com o setor de marketing, não pretende impor regras ou ações que delimitem ou acabem com tais iniciativas dos pilotos: “Nós apoiamos, mas não fazemos campanha ativa, deixamos meio que voluntário, então o piloto pode fazer, nós até achamos bacana incentivar as crianças a serem pilotos porque todos tem o sonho de voar sem dúvida, então nós não temos nenhuma restrição e apoiamos, porém, ainda não temos nenhum plano de formalizar isso com nossa área de marketing.”
Por Antonio Ribeiro
Imagens: Eduardo Ogata