Começam hoje (31) as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Além disso, a Cetesb entregou ontem ao consórcio administrador do aeroporto a Licença Ambiental, exigida para a correta operação do aeroporto. A ampliação tem de ser concluída para atender a Copa de 2014.
A licença emitida é apenas para a primeira de cinco etapas de alterações que serão feitas em 30 anos pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que pretende investir R$ 8,4 bilhões em todo o período.
Nesta primeira fase, R$ 1,4 bilhão serão gastos para a construção de um novo terminal de passageiros, com capacidade para 14 milhões de pessoas por ano, além de um estacionamento para 4.500 vagas.
Luiz Alberto Küster, diretor da concessionária responsável pelo aeroporto, disse que amanhã também começarão a ser implementados cerca de 30 programas de compensação ambiental, necessários para que o grupo consiga a licença de operação antes de maio de 2014.
Küster não quis comentar a declaração de Bernardo Figueiredo, presidente da recém-criada EPL (Empresa de Planejamento e Logística), de que o governo federal errou na primeira fase de concessão de aeroportos.
Bernardo disse que seria necessário buscar empresas que tivessem mais experiência para administrar os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas e que, em novos leilões, não serão aceitos operadores com menos de dez anos de experiência.
“Não tenho nada a declarar sobre isso, apenas dizer que vamos cumprir as obrigações contratuais e surpreender a todos ao entregar e operar o aeroporto mais moderno do país”, disse Küster.
Por Antonio Ribeiro