Voo Gol 1907 – Mais um ano sem justiça

posted in: Canal Piloto Reporta | 4

Logo a seguir, está o texto de autoria de Rosane Gutjahr, diretora da Associação de Parentes e Amigos das Vítimas do Voo Gol 1907 e viúva de Rolf Gutjhar, que faleceu no acidente.

Estamos praticamente nos últimos dias de 2012. Mais um ano se foi. Para a maioria das pessoas, é a época de pensar nas confraternizações de final de ano, comprar presentes, fazer uma introspecção sobre nossos atos ao longo do ano e renovar o espírito, traçando novas metas.

Na nossa casa e para minha família, o final do ano não é mais o mesmo há 6 anos, 6 longos anos desde que o Legacy N600XL chocou-se com o PR-GTD, que cumpria o 1907 da Gol, levando a vida de 154 vítimas, entre elas meu marido, pai de minha filha, hoje com 10 anos. Há 6 anos não temos mais sua presença física no Natal nem na virada do ano, nem em nenhum dos 365 dias do ano.

O que mais me deixa impotente é que não depende só da nossa vontade atingir nossas metas para o próximo ano. Há 6 anos luto por justiça, luto para que os brevês dos pilotos norte-americanos sejam cassados. Luto para que eles paguem pela morte das 154 vítimas, porque a presença delas nós não temos mais como conquistar.

Mas a minha meta para o próximo ano não depende só de mim. Não é algo tão simples como me matricular em uma pós-graduação, emagrecer 5 quilos, fazer caridade. É um objetivo que depende de forças muito maiores. Dependemos da Justiça, dependemos da atuação da ANAC, do Itamaraty e da colaboração dos Estados Unidos.

Se eu pudesse fazer um pedido nesse final de ano é que em 2013, finalmente, nós possamos encerrar esse caso e obter justiça. Justiça na provável terceira instância do processo criminal, onde em segunda instância os pilotos foram condenados a três anos e um mês de detenção, em regime aberto, mas que ainda cabe recurso.

Justiça para que a ANAC e o Itamaraty façam cumprir o acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos para retirada permanente dos brevês dos pilotos, já que eles já foram autuados pela ANAC e DECEA por três motivos: voaram em espaço aéreo de separação vertical reduzida (RVSM) sem autorização e desligaram o transponder e o TCAS II, impedindo assim que o avião da Gol percebesse que o jato estava na rota errada e causaria a colisão.

Enfim, provas não faltam, esperança de que a justiça seja feita também não! Feliz 2013 a todos nós, que seja um ano de justiça.

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, pouco depois da tragédia, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram e sofrem com a morte de entes queridos.

A Associação busca a justiça em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal), para que os culpados pelo acidente sejam responsabilizados. É possível manifestar apoio seguindo o microblog Twitter e também no Facebook. Mais informações pelo site da associação, onde também é possível aderir ao abaixo-assinado.

Imagem: Reprodução

Renato Cobel
Redes