Toda asa sofre um problema muito grave relacionado à organização da quantidade de ar que passa pelas superfícies do extra e intradorso. Além de fazer com que o ar passe em diferentes velocidades, a asa precisa moldar o fluxo de ar que a percorre, de forma que lhe seja vantajosa. Existem modelos onde isso é possível; outros estão fadados a sofrer com um problema grave de perda de sustentação, devido ao incorreto fluxo de ar sobre as asas. Alguns lançamentos de aeronaves foram fracassos econômicos, por serem aeronaves muito pouco econômicas e suscetíveis a problemas de mach sem esse controle do ar.
Mas como isso foi resolvido sem alterar a dinâmica do próprio voo? A resposta é: criando um novo dispositivo! Apesar de muito incomum e à primeira vista totalmente desproporcional à asa, a wing fence resolveu esse grande problema, e trouxe uma solução para essas aeronaves que há anos os engenheiros estudavam. Com a solução, no entanto, a wing fence trouxe uma marca visual muito forte a essas aeronaves, justamente em função dessa desproporcionalidade que ela apresenta. De qualquer forma, as vantagens superaram e muito as desvantagens da perda de design.
A wing fence funciona como uma barreira – como sugerido pela tradução do nome fence (cerca) – que impede o passeio do ar pela asa, e o guia fortemente por todo o seu caminho, principalmente em áreas críticas à sustentação do avião. Isso “educa” o ar e mostra exatamente por onde ele precisa passar. Inclusive, auxilia muito a atuação dos dispositivos hipersustentadores como flapes, pois aumenta a passagem de ar na zona de baixa pressão, impossibilitando ainda mais o descolamento da camada limite, mesmo em ângulos de ataque muito altos.
Outro dispositivo amplamente utilizado nas asas modernas – e que eu diria ser uma ferramenta extremamente importante para uma empresa aérea – são os spoilers. Os spoilers são nada mais do que placas chatas que se localizam em cima da asa, e que quando levantadas durante o pouso, são muito perceptíveis e chamam a atenção por deixar o interior da asa quase todo à mostra. Certas pessoas acham que a asa está se desmanchando, mas na verdade, o spoiler é um destruidor de sustentação.
Enquanto o wing fence organiza e melhora o fluxo sobre a asa, o spoiler destrói esse fluxo, acabando com toda a sustentação onde ela é mais gerada no momento em que é levantado. Dessa forma, ele auxilia na frenagem do avião, fazendo com que as rodas fiquem em total contato com o solo, além da frenagem causada pela própria resistência do ar contra a placa levantada. Além de serem totalmente levantados em pouso para auxiliar na frenagem da aeronave, em voo os spoilers também podem ser levantados parcialmente, para redução de velocidade, numa operação conhecida como “Flight Detent” (“Retenção de Voo”).
Esses são apenas mais dois dos inúmeros dispositivos que aprimoram uma asa. Acompanhe amanhã o fechamento da série, e veja mais sobre a importância deles hoje em dia.
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