Assim como acontece com os aeroportos mais movimentados do mundo, determinar as rotas mais voadas também é uma questão de perspectiva. Podemos falar sobre a rota por onde passam mais voos, a que oferece mais assentos dentro de um determinado período, ou ainda, a rota utilizada pela maior quantidade de passageiros.
Em um mesmo trecho, por exemplo, podemos ter mais voos com aeronaves menores, ou menos voos com aeronaves maiores, e a oferta de assentos ser exatamente a mesma. A quantidade de assentos oferecidos, bem como a frequência de voos, é sempre adequada à procura pelos mesmos, conforme análises de mercado cuidadosamente efetuadas pelas companhias aéreas. Desta forma, podemos garantir que onde ocorrem mais voos, certamente há uma demanda maior por passagens, sem que haja ofertas de assentos discrepantes com a procura pelos mesmos.
Qualquer que seja a perspectiva que optemos por analisar, ela nos trará um cenário de onde os serviços aéreos são mais requisitados. Pensando nisso, preparamos uma lista com as 10 rotas mais voadas por quantidade de voos, relacionando-as com as demais perspectivas citadas acima.
10. Osaka – Tokyo
A cidade de Osaka, no Japão, é um dos principais centros econômicos de seu país. Ela dista 405 Km da capital nacional, Tokyo. Entre ambas, há uma frequência diária de 115 voos, oferecidos pelas companhias Air Nippon Airways (ANA), Japan Airlines (JAL) e Skymark Airlines. A rota Osaka – Tokyo, além de ser a 10ª colocada em frequência de voos, é também a 9ª rota mais voada em oferta de assentos, com 620.460 assentos oferecidos por mês, além de ser a 6ª rota mais voada em número de passageiros. Em 2012, 6.744 milhões de pessoas embarcaram em voos nesse trecho.
9. Cidade do Cabo – Joanesburgo
Além de ser a capital legislativa de seu país, a portuária Cidade do Cabo é a segunda cidade mais populosa da África do Sul, ficando atrás apenas da capital nacional, Joanesburgo. Entre ambas, decolam diariamente 116 voos, operados pelas companhias Comair, Kulula.com, Mango, South African Airways e South African Express. A rota, que conta com 1.271 Km de extensão, é também a 13ª rota mais voada em oferta de assentos, com 453.551 assentos oferecidos por mês, além de ser a 10ª rota mais voada em número de passageiros. Em 2012, 4.407 milhões de passageiros utilizaram-se desses voos.
8. Jacarta – Surabaya
A “Cidade dos Heróis”, como também é conhecida Surabaya, é a segunda cidade mais populosa da Indonésia, atrás apenas de sua capital, Jacarta. Ambas distam 668 quilômetros entre si. Para cobrir essa distância, 123 voos diários são oferecidos pelas companhias Airfast Indonesia, Batik Air, Citilink, Garuda Indonesia, Indonesia Air Asia, Lion Air, Mandala, Merpati Nusantara Airlines e Sriwijaya Air. Apesar de ser a oitava rota com mais voos no mundo, o trecho não figura nas listas de rotas com maior oferta de assentos, nem entre os voos com a maior quantidade de passageiros.
7. Los Angeles – San Francisco
“Se você vai a San Francisco, certifique-se de usar flores em seu cabelo”. Assim dizem os versos de uma popular canção escrita por John Phillips, do grupo musical The Mamas & The Papas, em alusão à diversidade cultural da cidade. Se sua origem, no entanto, for a cidade de Los Angeles, saiba que os 550 quilômetros de seu caminho podem ser percorridos através de 124 voos diários, oferecidos pelas companhias American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines, United Airlines e Virgin America. A rota, inclusive, é a 18ª do mundo em oferta de assentos, com 350.014 lugares oferecidos por mês.
6. Sapporo – Tokyo
A cidade de Sapporo é capital da ilha de Hokkaido, a maior do arquipélago japonês. Os 819 quilômetros que a separam de Tokyo podem ser percorridos através de 128 voos, diariamente oferecidos pelas companhias Air Do, All Nippon Airways, Japan Airlines e Skymark Airlines. Mesmo sendo a 6ª rota com maior número de voos no mundo, suas outras perspectivas apresentam números bem mais expressivos. A rota Sapporo – Tokyo é a maior do mundo em oferta de assentos, com 1.253.220 assentos oferecidos por mês, além de ser a segunda rota mais voada em volume de passageiros, com 8.211 milhões de passageiros atendidos anualmente.
5. Fukuoka – Tokyo
A capital japonesa, como podemos observar, apresenta intenso movimento de aeronaves provenientes de outras capitais do país. O movimento mais intenso a partir dela, no entanto, ocorre na rota em direção a Fukuoka, a 883 quilômetros dali. Esse trecho é atendido por 136 voos diários, operados pelas companhias All Nippon Airways, Air Nippon, Japan Airlines e Skymark Airlines. A rota doméstica com maior número de voos no Japão é também a 3ª rota com maior oferta de assentos no mundo, com 811.521 lugares disponíveis por mês, além de ser a 7ª rota com maior volume de passageiros por ano. Através dela, 6.640 milhões de passageiros são atendidos anualmente.
4. Chicago – New York
A importância das cidades de Chicago e New York é imensurável tanto para os Estados Unidos, como para a própria economia mundial. Distantes 1.149 quilômetros uma da outra, as cidades são interligadas por 184 voos diários, operados pelas companhias American Airlines, Delta Connection/Shuttle America, United Airlines e United Express/Shuttle America. O trecho também aparece na 33ª posição de rotas mundias com maior oferta de assentos, com 298.378 lugares oferecidos por mês.
3.Melbourne – Sydney
De acordo com o Economist Intelligence Unit (EIU), uma unidade de pesquisa do grupo editorial britânico The Economist, Melbourne é a cidade mais habitável do mundo. Sydney também figura na lista das dez cidades mais habitáveis do planeta, publicada periodicamente pela mesma unidade. Ambas capitais australianas distam 706 quilômetros entre si, e são interligadas por 192 voos diários, operados pelas companhias Jetstar Airways, Qantas, Tiger Airways Australia e Virgin Australia. Esta rota é a 4ª maior do mundo em oferta de assentos, com 780.932 lugares oferecidos por mês, além de ser a 5ª maior rota mundial em número de passageiros, que totalizam 6.943 milhões por ano.
2. Jeju – Seoul
A cidade de Jeju, localizada a 450 quilômetros da capital Sul-Coreana, é uma importante região turística asiática, contando com prestigiosos hotéis e cassinos públicos. Por esse mesmo motivo, a rota entre ambas as cidades é a mais voada do mundo em número de passageiros, que somam 10.156 milhões ao longo de um ano. Ocupa, no entanto, a segunda posição tanto em oferta de assentos – 848.151 por mês – quanto em quantidades de voos diários, que contabilizam 209 voos. Estes são operados pelas companhias Air Busan, Asiana Airlines, Eastar Jet, T’way Airlines, Jeju Air, Jin Air e Korean Air.
1. Rio de Janeiro – São Paulo
Como pudemos perceber, as rotas mais voadas mundialmente são, em sua totalidade, rotas regionais, fazendo com que voos desse tipo sejam os mais frequentes. E a grande campeã entre as rotas mais voadas do mundo, além de se enquadrar nessa característica, é também uma velha conhecida de todos nós, brasileiros. A famosa “Ponte Aérea”, que interliga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, é operada pelas companhias Gol Linhas Aéreas, TAM e Avianca Brazil. Com 366 quilômetros de extensão, é a 8ª rota mais movimentada do mundo em oferta mensal de assentos, com 624.105 lugares oferecidos por mês, além de ser a 3ª rota mais movimentada em volume de passageiros, atendendo 7.716 milhões de pessoas anualmente. Mesmo não sendo a campeã nestes dois últimos quesitos, a frequência de voos exigida por seu público-alvo a coloca na primeira posição deste ranking, com 284 voos efetuados diariamente entre ambas capitais.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017