Aeronaves antigas em plenas condições de voo, demonstrações acrobáticas, música ao vivo, e até mesmo uma exibição de carros clássicos. Quem esteve no Museu da TAM em São Carlos/SP no último fim-de-semana, entre os dias 14 e 15 de junho, pôde conferir tudo isso e muito mais no 2° Encontro de Velhas Águias, evento de entrada franca ocorrido na área externa do museu, ao qual o Canal Piloto esteve presente e traz os detalhes para você.
O principal objetivo desta edição do evento foi o de apresentar ao público as quatro aeronaves que estão sendo incorporadas ao acervo do museu: o North American T-6 Texan, o Vultee BT-13 Valiant, o Globe Swift e o Aeronca Super Chief, todos em plenas condições de voo. Em virtude da ocasião, os ingressos do Museu da TAM também foram vendidos com 50% de desconto. Uma oportunidade imperdível para ver ou rever o maior museu aeronáutico do mundo, mantido por uma companhia aérea.
Desenvolvido em 1935 pela Força Aérea Americana, o North American T-6 Texan é um monomotor de asa baixa, utilizado no treinamento de pilotos da Força Aérea Americana, Marinha Americana e Força Aérea Real Britânica, além de outras forças aéreas ao redor do mundo, incluindo a brasileira. Serviu como aeronave de treinamento desde a Segunda Guerra Mundial, até a década de 1970. Atualmente, pode ser visto em inúmeras demonstrações aéreas, além de exibições estáticas ao redor do mundo.
Muito semelhante ao T-6 Texan, o Vultee BT-13 Valiant voou pela primeira vez em Março de 1939, entrando em serviço no mês de Junho do ano seguinte. Serviu aos mesmos propósitos de treinamento, atuando na Força Aérea Americana, Marinha Americana e Guarda Costeira Americana. Assim como o T-6 Texan, o Vultee BT-13 Valiant também serviu à Força Aérea Brasileira. Ambos se tornaram famosos, ainda, pela participação em filmes como “Tora! Tora! Tora!”, filme vencedor do Oscar sobre o ataque japonês a Pearl Harbor, e que conta com a participação de Akira Kurosawa em sua produção.
Produzido após a Segunda Guerra Mundial, o Globe Swift é uma aeronave esportiva biposta, introduzida no mercado aeronáutico em 1946. Muito utilizado como aeronave de instrução, este modelo conta com apenas 1.521 unidades produzidas em toda a sua história, incluindo protótipos. Uma das unidades dessa rara aeronave pode agora ser vista em exposição no Brasil, no Museu da TAM em São Carlos.
Fechando a lista de novas incorporações do museu está o Aeronca Super Chief, um monoplano de asa alta produzido entre os anos de 1946 e 1950. De pilotagem dócil e simples, esta aeronave de trem de pouso convencional foi amplamente utilizada como aeronave de instrução, durante os anos em que foi produzida. Curiosamente, as aeronaves Aeronca da série Chief nunca tiveram manual de operações: considerava-se que apenas um sistema de lembretes, afixados ao interior da cabine, era suficiente para manter o piloto longe de qualquer problema com a aeronave.
Outra presença marcante no 2° Encontro de Velhas Águias foi a da Esquadrilha Extreme, do Comandante Carlos Alberto Edo Palma, membro honorário da Esquadrilha da Fumaça. Primeira empresa brasileira homologada no Brasil a executar demonstrações aéreas e voos de esquadrilha, a Extreme possui em seu portfólio atuações importantes como a Esquadrilha Oi, o Circo Aéreo Ônix, a Esquadrilha Red Bull e apresentações no Rock in Rio. No vídeo abaixo, você confere uma rápida manobra do comandante Carlos Edo durante o evento:
[youtube http://youtu.be/0-Bam-XGhRk]
Fica agora a expectativa de que, no próximo ano, tenhamos a terceira edição do evento, cuja organização foi excelente, com destaque para a entrada franca. O único ponto negativo fica por conta do setor de alimentação, onde algumas barracas mantiveram o público em longas filas, esperando demoradamente sob o sol escaldante. Nada que a alocação de mais pessoas para o atendimento não possa resolver.
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