Nessa quinta-feira (01), a ANAC anunciou que elevará em mil vezes o valor das multas aplicadas caso companhias aéreas ou outros agentes do setores cometam infrações que resultem em danos a malha aérea ou aos usuários
A diretoria da agência aumentou o valor da multa na última terça-feira (30), e já publicou no Diário Oficial da União a decisão. Com isso, o valor que antes poderia chegar a R$ 20 mil reais agora poderá ser de até R$ 20 milhões de reais.
De acordo com a ANAC, a medida visa evitar infrações que causem grandes transtornos, como o ocorrido em Viracopos (SP), onde um MD-11 da Centurion Cargo, prefixo N988AR, sofreu um colapso em seu trem de pouso, interditando o aeroporto.
Outros problemas que ocorreram recentemente foram as falhas nos sistemas de check-in da Tam e da Gol, o que fez a agência anunciar uma auditoria nos sistemas das companhias envolvidas.
Também foram registrados vários problemas de emissão de bilhetes nas companhias aéreas recentemente. Por conta disso, a agência afirmou na semana passada que vai fazer uma auditoria nos sistemas de check-in das companhias aéreas TAM e Gol.
A falha mais recente aconteceu no dia 25 de outubro, quando o sistema de check-in da Gol apresentou instabilidade no aeroporto de Porto Alegre. Segundo a companhia e a própria Anac, os impactos do problema foram pouco significativos e já estava solucionado por volta das 12h30.
Para a companhia que desrespeitar o passageiro e não oferecer acomodação e alimentação em caso de atrasos ou cancelamentos, a companhia pode ser multada entre R$ 4.000 a R$ 10 mil por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por voo.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: “Lvcivs”/Airliners.Net