Nessa quinta-feira (25), a ANAC decidiu realizar auditorias nos sistemas de check-in da Tam e da Gol. A medida foi tomada por conta da repetição de episódios de problemas nos sistemas de check-in das companhias.
O mais recente ocorreu na manhã dessa quinta (25), e atingiu clientes da Gol. A agência afirmou que o sistema de check-in da empresa apresentou instabilidade, com impacto em alguns aeroportos.
Vale lembrar que, na segunda (22), a ANAC notificou a Gol por problemas semelhantes. A companhia terá dez dias para apresentar comprovantes de prestação adequada de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos.
Na próxima quarta-feira (31), a direção da Gol foi convocada para reunião em Brasília,reunião que deverá ter a presença de representantes da Secretaria de Aviação Civil e da diretoria da ANAC. As partes tratarão das falhas no sistema de check-in da empresa.
Em 15 outubro, a estatal também havia determinado à Tam que informações sobre a falha em seu sistema de check-in fossem apresentadas. A empresa aérea terá que comprovar a prestação de assistência aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de seus voos por conta do problema.
A falha obrigou companhias de todo mundo que usam o sistema Amadeus, entre elas a TAM, a realizar manualmente procedimentos como check-in e etiquetagem de bagagem. Como foi necessário mais tempo para concluir esses processos, houve filas nos aeroportos.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: “Lvcivs”/Airliners.Net