Nessa quinta-feira (2), o Diário Oficial da União divulgou que a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC afirmou que realizará uma inspeção em dois aeroportos situados no Estado do Amazonas. A agência aprovou a terceira etapa do Programa Anual de Inspeção Aeroportuária (Paia) relativo ao exercício de 2012 por meio de uma portaria. Ao todo, 12 aeroportos serão inspecionados nas cinco regiões do país.
A terceira etapa do Programa Anual de Inspeção Aeroportuária avaliará no estado amazonense as condições de infraestrutura dos aeroportos de São Gabriel da Cachoeira (distante 246 quilômetros da capital, Manaus) e Santa Isabel do Rio Negro (distante 629 quilômetros da capital). Na Região Norte, serão inspecionados ainda o Aeroporto Internacional de Belém (PA) e o Aeroporto de Marabá (PA). O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes não entrou na lista dos aeroportos que serão inspecionados, ao menos até agora.
De acordo com a ANAC, a terceira etapa do Paia 2012 compreende o período entre os meses de setembro a dezembro deste ano. O planejamento e a execução do Programa Anual de Inspeção Aeroportuária competem à Gerência de Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (GFIS-SIA).
Juntamente com a Infraero, a ANAC anda com a corda toda desde a privatização dos principais aeroportos brasileiros. Inspeções estão sendo marcadas frequentemente pela agência, além da previsão de construir até 70 aeroportos regionais até o fim de 2014. Será que as estatais estão assim esse ano por ser ano de eleição?
Por Antonio Ribeiro