Literatura de Piloto Privado

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Oscar Lima Alfa Srs. Meu nome é Edson Alves, tenho 19 anos e estou fazendo o teórico de PP na escola de aviação “Nav Treinamentos” em Recife.
 
Antes de começar o curso sempre tive vontade de saber o que acontecia nas aulas. Não só as matérias, mas também os “causos”, as histórias de professores e dos futuros pilotos. Pois sempre me diziam: – O melhor do teórico são as histórias. E nunca achei nenhum lugar em que alguém relatasse as mesmas. (Apesar dos blogs de Jean Moreira, Diego Pablo serem muito bons e o Fábio Miguel estar relatando as suas experiências na parte prática). Então, a partir de hoje, esporadicamente virei aqui contar o que está acontecendo no PP, tanto das matérias quanto das histórias. Assim como um diário de bordo. (Não tem como eu precisar os dias que irei postar, pois estudo em três lugares diferentes e trabalho… É a vida).

A minha turma é bem diversificada… Temos: Dois comissários, uma comissária, duas pessoas que trabalham no aeroporto, um sargento, um que quer casar, um desistente de direito “cabra da peste”, dois que ainda estão meio perdidos, um repetente que sabe de tudo e nos ajuda, um purê, um gigante, um português, um contador de histórias e um anão (Eu).
 
 
 No nosso curso temos uma matéria de cada vez.  As aulas começaram no dia 10 de Outubro com a matéria de Conhecimentos Técnicos. Como lá também é uma escola de comissários e eles precisam fazer “Sobrevivência na Selva” sempre surgem histórias desse assunto. Nosso professor Marcelo Azeredo, que trabalhou vários anos em táxis aéreos e também no helicóptero da Polícia Militar nos contou que já fez um treinamento de seis meses na selva. Isso mesmo. SEIS MESES. E nós reclamando de 36 horas. Como nosso amigo Sales disse “Santa mãe de Deus! huahua, ao longo dos anos os soldados devem ter montado um acampamento hightech lá, com wifi, ar condicionado e tudo mais :P”. Marcelo: “No último treinamento você tem que descer de um helicóptero com apenas uma faca no meio da mata. Depois disso você tem que se virar para chegar à base em até três semanas. Só após esse tempo eles vão te procurar”. Segundo o nosso amigo Sargento, este é considerado um treinamento “Caveira”.
 
Então nosso querido amigo Hugo (O contador de histórias) começa a falar: “Professor, eu não preciso de sobrevivência na selva, pois morava em Rondônia e lá é muito comum as pessoas acamparem na floresta. Certa vez saímos de barco eu, meu tio, a mulher dele e sua filha pequena para acampar. Montamos barraca na beira do rio e tudo o mais. Do nada começou a chover e o barco começou a encher de água, estava totalmente escuro. Ligamos a bomba e ela pifou. Tivemos que ligar o motor do barco para ele tirar a água, e do nada o barco começou a andar pelo meio do rio com nós dois dentro e bateu num banco de areia. Ficamos lá com o barco enchendo de água, perdidos porque não sabíamos mais onde estava o acampamento no escuro. Meu tio dizendo que ia morrer. Quando eu acendi a lanterna, juro por Deus, não tinha menos que 60 jacarés do lado do barco, eu via só os olhos brilhando e eles começaram a dar rabadas no barco. É como você sempre diz professor… Se a pessoa mantiver a calma, tudo se resolve… Os jacarés lá dando rabadas, então pensei no seguinte…. Se enfiar os remos na areia e forçar, o barco se move…” Então eles começaram a literalmente “Remar na praia”… Foi então que o barco saiu e foi parar no meio do rio de novo porque estavam com o motor ligado, na chuva (ainda tinha isso). Eles sem saber onde estava o acampamento. No escuro e o tio de Hugo falando: “Eu vou morrer, eu vou morrer…” Pois ninguém passaria por ali… Então começaram a gritar e ouviram a mulher dele chamar, foi assim que encontraram o acampamento novamente… Depois disso Hugo não precisa mais de sobrevivência, segundo o próprio…
 
Isso é tudo por hoje. Qualquer dia desses estarei de volta. Espero que gostem. Principalmente quem está sem Tempo ou tempo($) para começar  o curso agora. Fique tranqüilo, a sua hora vai chegar.
 
Na primeira semana estudamos basicamente o motor a quatro tempos, fases,componentes do motor. Aprenda qual o material que compõe as principais peças. Também vimos configurações de motor, sistema de superalimentação. (Saiba a diferença entre supercharger e turbo compressor).
 
Abraços.
 
Até a próxima.
 
Edson Alves.
 
Fotos: Lucas Albuquerque. Nav Treinamentos.
Alexandre Sales
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