CMA – Ambliopia e visão monocular reprovam para CMA de comissária?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá boa tarde ,

Vou fazer meus exames no CEMAL p/ comissária de voo e tenho ambliopia vi que eles reprovam , porém de acordo com um laudo do meu médico , essa doença q não tem cura é considerada como visão monocular . ( q por sinal pode se considerar apto)será q tenho chances de entrar com recurso?

Gostária de saber tbm se os exames de teste psicológicos , de fato são mesmo rigorosos como dizem ….

Fico no aguardo , forte abraço e parabéns pela sua página

Nossa resposta

Na ambliopia teremos uma  falha no processo de desenvolvimento da acuidade visual, seja por falta de estímulo adequado, ou por estímulo anormal ou insuficiente, que ocorrerá nos primeiros seis anos de vida. É detectada geralmente pela diminuição de acuidade visual, perda da função de sensibilidade ao contraste, dificuldade de localização e distorção espaciais. Principais causas: estrabismo, anisometropia (que é a diferença importante de grau entre um olho e o outro), alta ametropia (grau) e privação visual (catarata congênita, ptose da pálpebra, etc.). O ideal seria conhecer a causa de sua ambliopia e saber os valores de acuidade visual.

Conforme os requisitos oftalmológicos da RBAC67, para o CMA de 2º classe, o candidato deverá possuir acuidade visual para longe, com ou sem correção ótica, igual ou superior a 20/40 para cada olho separadamente, e igual ou superior a 20/30 para a visão binocular. Este requisito pode ser atendido com o uso de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato). Deverá ser capaz de ler, com ou sem correção por óculos ou lentes de contato, a carta N5 ou sua equivalente à distância selecionada pelo examinando na faixa de 30 a 50cm. Caso este requisito só possa ser atendido com correção (por óculos ou lentes de contato), o candidato deve portá-la e utilizá-la ao ser submetido aos exames de saúde periciais. Deverá demonstrar que um único par de óculos ou lentes de contato (caso precise utilizá-los) é suficiente para atender aos requisitos de visão para perto e para longe, sem trocar ou retirar os óculos. Deverá possuir equilíbrio muscular perfeito, sendo o máximo permitido de 1 dioptria prismática para hiperforia, 5 para exoforia, e 10 para endoforia, a capacidade de divergência de 3 a 15 dioptrias prismáticas, e não poderá ter heterotropia.

Importante em relação à visão monocular:  piloto pode ter visão monocular nos exames de saúde periciais de revalidação ou nos exames da saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que o olho bom atenda aos requisitos desta seção. Em qualquer outro caso, não pode deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo, portanto, ser monocular. E o candidato não piloto pode ter visão monocular nos exames de saúde periciais iniciais e de revalidação.

Em relação aos testes psicológicos, os mesmos obedecem critérios bem estabelecidos, visando sempre a segurança de voo. As avaliações psicológicas devem sempre subsidiar todos os exames de saúde periciais com atestados psicológicos, conforme o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003). Estas avaliações serão realizadas por psicólogo e deverão ser subsidiadas por dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal). Serão analisados comportamento atual e passado, história familiar, história social, história ocupacional, capacidade para realização da função pretendida.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

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