Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Ola,eu sou Raphael,tenho 13 anos e quero ser comandante,mas tenho asma,isso pode reprovar na obtenção do CMA?,tenho controle sobre a asma e estou tomando todos os medicamentos que o medico me mandou.
ela pode reprovar mesmo eu tendo controle sobre ela?
Nossa resposta
Raphael,
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Ocorrerá por um estreitamento dos bronquíolos, que são pequenos canais de ar dos pulmões, o que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. Geralmente é diagnosticada na infância. Porém, conforme os requisitos pneumológicos da RBAC 67, o candidato ao CMA não poderá ter diagnóstico clínico de asma. Conforme a ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), a asma brônquica também é considerada causa de incapacidade em exames de saúde na aeronáutica. Portanto a asma, mesmo controlada, é critério de inaptidão ao CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015