CMA – Ceratocone é reprovatório para ingressar na Força Aérea Brasileira?

posted in: CMA | 4

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Gostaria de saber se quem tem ceratocone e usa lentes tem uma chance de ingressar na fab? Tenho 17 anos e tenho sonho de ser piloto mais nao tenho certeza se entro ou nao por causa do meu problema. aguardo
resposta.

Nossa resposta

O ceratocone é uma doença que ocorre na córnea, de causa ainda discutida, hereditária e que acomete geralmente o adolescente ou adulto jovem. Ocorre um afinamento e deformação progressiva da córnea, o que ocasiona o aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular, e também uma acentuada baixa da acuidade visual. Isso acaba gerando uma necessidade de troca frequente das lentes dos óculos. Em fases mais avançadas, a correção visual através de óculos já não resolve mais, e as lentes de contato tornam-se uma opção. Porém, a tolerância às mesmas é baixa, e a adaptação geralmente difícil ou até impossível. O tratamento, nos casos mais brandos, é realizado por meio de óculos. Para astigmatismos maiores ou pouco avançados, recorre-se ao uso de lentes de contato rígidas. O tratamento cirúrgico, com transplante de córnea, será indicado para casos mais avançados.

Conforme a ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), estão entre as causas de incapacidade nos exames de saúde na aeronáutica as doenças da córnea (oftalmomalácia, queratites neuro-paralíticas e parenquimatosas, opacificações corneanas que comprometam a função visual, ceracotone). No caso do ceratocone, deve-se pela importante alteração que pode trazer na acuidade visual, o que pode afetar a segurança de voo. É importante ressaltar que, para ingressar na Aviação Militar, o grau de exigência nas inspeções de saúde é bem criterioso.

O Canal Piloto disponibiliza esta publicação bem interessante, sobre um caso de ceratocone, porém não relacionado à aviação militar.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Eduardo Passa

    E quanto ao CMA de 1ª classe, para PC, sendo o caso leve, corrigivel com óculos e cirurgicamente “congelado”, tendo em mãos os exames que comprovam a estabilidade do problema?

  • Eduardo Gouvêa Cristelo

    tenho a mesma dúvida, tenho o problema, porém com óculos ou lente minha visão fica perfeita

  • Luiz Fellype Messias Castro

    Ola Tatiana tenho uma duvida sobre o CMA tenho Adenoide des de criança esse problema pode me reprovar no CMA?

  • Lucas Alves

    Tenho ceratocone com grau de óculos 3,6, gostaria de saber se passo na CMA2 e 1 classe ?