CMA – Coarctação de Aorta impede de obter o CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Ola,

Estou para ser diagnosticado com coarctação da aorta posso ser reprovado por isso?

Tenho hipertensão arterial que pode estar sendo causada por isso, não apresento nenhum sintoma, nem limitação ou qual quer tipo de incapacidade. Tomo anti-hipertensivos e minha pressão arterial é controlada. Queria saber também se caso for constatado que tenho coarctação da aorta, posso fazer a cirurgia para acabar com esse problema? isso acabaria também com a
hipertensão.

Atenciosamente,

Hermon Oliveira

Nossa resposta

Hermon,

A Coarctação de Aorta é um estreitamento que ocorre na artéria aorta (leva sangue rico em oxigênio para todo o organismo), dificultando a passagem de sangue por este estreitamento, causando um aumento da pressão nas artérias do cérebro e membros superiores, e diminuição da pressão nos órgãos e membros inferiores. É uma patologia congênita. Poderá ser causa de hipertensão arterial grave, e muitas vezes é de difícil controle. O tratamento cirúrgico dependerá da avaliação de seu cardiologista. É importante ressaltar que, em alguns casos, após tratamento cirúrgico poderá ocorrer recidiva.

Quanto aos requisitos cardiológicos conforme a RBAC67, nos exames de saúde periciais, nenhum candidato à obtenção ou revalidação de um CMA pode ter antecedentes nem diagnóstico clínico, salvo algumas especificações em contrário, de anomalia ou doença do coração, congênita ou adquirida, que, a critério do examinador ou da ANAC, provavelmente afetem a segurança de voo. Isso vale para qualquer forma de doença cardíaca congênita, exceto aquelas em que, a critério do examinador ou da ANAC, tenha havido cura cirúrgica indubitável. 

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.