CMA – Colesterol e peso elevados impedem a obtenção do CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar, Lima, Alpha!

Descobri o seu canal a pouco tempo e estou tentando tirar o atrasado ouvindo todos os cp casts, videos, posts, etecetera, ao menos os que me despertam maior interesse. Parabéns pelo trabalho informativo, muito necessário principalmente aos iniciantes.

Aproveito para fazer uma pergunta complementar em relação ao CCF (agora CMA): estou acima do peso e apenas o meu colesterol ruim está um pouco acima do limite (o total é 210 sendo que o limite é 200, algo assim). Na época que eu voava era bom,eu queria saber se existe algum impeditivo no regulamento em relação a isso, pois todos os outros exames estão OK. Aqui eu faço os exames do PP em clínica particular, que normalmente alivia um pouco em relação ao hospital da aeronáutica.Ou isso vai muito do médico?

Um grande abraço e continue o excelente trabalho!

Parabéns, até +

Julio C. Hofmeister

Nossa resposta

Julio,

Os médicos que realizam as avaliações para obtenção do CMA devem seguir os critérios da RBAC67, pois os mesmos são estabelecidos visando melhorar a segurança de voo. Conforme os requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos da RBAC67, o candidato com transtornos do metabolismo, da nutrição ou endócrinos que, a critério do examinador ou da ANAC, provavelmente afetem a segurança de voo, deve ser julgado não apto. Os seguintes transtornos, mas não se limitando a eles, são causas de inaptidão:  as dislipidemias severas;  a obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) 40 ou mais. No caso de dislipidemias não severas, será solicitado que faça acompanhamento e tratamento para que não apresente problemas futuros, e que também reduza seu peso. Será verificado também se não há outras comorbidades associadas. Portanto, caso esteja dentro destes critérios, não terá problemas para obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.