Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alfa, pessoal do CP!
Bom, eu ganhei uma bolsa do prouni na PUC-GO pro curso de Ciências Aeronáuticas. Mas eu preciso do CMA, pra fazer a matrícula. E o médico avaliador notou que eu sou gago, pois eu estava um pouco nervoso. E Ele não quis me reprovar, mas tbm não me colocou como apto. Pediu pra eu ir à um fonoadiólogo e fazer o tratamento, e depois voltar a outro médico avaliador. Mas, a questão é que a gagueira não há cura, e sim a amenização e a dmiminuição da gagueira.
Então, eu posso, msm com a gagueira amenizada, tirar o CMA?
Nossa resposta
O examinador, no momento da avaliação, possivelmente considerou que a alteração na fala pudesse ser melhorada com tratamento fonoaudiológico, e desta maneira, pudesse estar dentro dos critérios de aprovação para o CMA. Conforme a RBAC 67, o candidato não poderá apresentar defeitos na articulação da palavra que, a critério do examinador, sejam suficientemente graves e desta maneira dificultem a comunicação oral. Portanto, se após o tratamento você retornar para a inspeção de saúde, e a alteração na fala estiver de forma a não prejudicar a comunicação oral, possivelmente não apresentará problemas à obtenção do CMA.
A ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica) mostra que casos de qualquer motivo de inteligibilidade da palavra (clareza e compreensão prejudicada) serão causa de incapacidade nas inspeções de saúde na aeronáutica.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015