Seguindo com nossa série sobre duvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa tarde Dra. Tatiana Trigo,
Gostaria de lhe perguntar duas dúvidas que tive enquanto lia o Guia; CMA no site.
Primeiramente, eu tomo um medicamento chamado Carbonato de Lítio, pois tive depressão à uns 7 anos atrás no qual tive alguns pensamentos suicidas, mas há uns 4 ou 3 anos que não há mais manifestação desses pensamentos. Nesse ano pretendo consultar um médico para parar de tomar esse remédio pois sinto que já estou bem e não dependo dele. Posso concluir isso, pois muitas vezes já fiquei tempos sem tomar por que eu esquecia e não havia manifestações desses pensamentos e nem da depressão. Isso poderia me reprovar no CMA? ( já que há uma pergunta se já tive pensamentos suicidas).
A segunda pergunta é: Eu sei que posso fazer de uma vez o CMA de 1ª classe de uma vez, mas eu posso fazer ele junto com o de 2ª classe ou tem que ser separado? E o CMA de 1ª classe me garante inscrição em um curso de Piloto Privado que é exigido o de 2ª classe?
Dra. Tatiana, muito obrigado pela atenção, sua resposta é de extrema importância para mim.
Obrigado.
Nossa resposta
Conforme a RBAC67, nos requisitos mentais e comportamentais, o candidato não poderá sofrer de nenhum transtorno que, a critério do examinador, possa causar não aptidão repentina. Também não poderá possuir diagnósticos clínicos ou histórico médico estabelecido de alguns transtornos que, a critério do examinador ou da ANAC, possam torná-lo não apto para o exercício seguro das prerrogativas da licença para a qual se aplica ou detém. Entre eles, também estão os transtornos de humor.
No caso da depressão, se estiver sendo tratado com medicamentos antidepressivos, deve ser julgado não apto, a menos que o psiquiatra, com acesso aos detalhes do caso em questão, considere que a condição do candidato não vai trazer prejuízo para o exercício seguro das prerrogativas da licença e da habilitação do candidato. Será também realizada Avaliação Psicológica por Psicólogo, incluindo testes psicológicos. Os transtornos mentais podem ser causa de reprovação no CMA. Porém a decisão ficará a critério do examinador, em conhecimento de seu histórico completo.
Quanto ao CMA se fizer o de 1º classe, não precisará fazer o de 2º classe. Conforme a própria RBAC67 diz, um CMA de 1ª classe válido pode ser apresentado em lugar de um CMA de 2ª ou 4ª classe.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015