CMA – Diabetes é reprovatório no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá

Tudo bem? Desde já agradeço que leiam a minha dúvida.

Meu nome é Marllon, tenho 23 anos e sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atuo na área de desenvolvimento de softwares há mais de 5 anos e, estou procurando mudar de área.

Minha paixão por aviação é desde criança. E no decorrer dos dias, bateu uma forte vontade de ser um piloto comercial. Um grande amigo meu exerce o cargo de piloto há mais de 10 anos e, em uma das conversas com ele, veio a possível rejeição por eu ser diabético. Entretanto veio a dúvida: É certo de ser rejeitado somente pelo fato de ser diabético? O fato de eu usar a mais nova e melhor tecnologia existente no mercado para tratamento não conta? Há algum tipo de chance?

Atenciosamente,

Marllon Nasser

Nossa resposta

Marllon,

Diabetes Mellitus é uma doença em que ocorre alteração do metabolismo da glicose, causada pela falta ou má absorção da insulina, que é o hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como função quebrar as moléculas de glicose e transformá-las em energia para as células.

Teremos:

– Diabetes tipo I – pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Geralmente ocorre na infância e adolescência, sendo os pacientes insulino-dependentes;

–  Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. Geralmente acomete pessoas após os 40 anos de idade. Muitos casos não são insulino-dependentes;

– Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez, e geralmente está associado ao aumento excessivo de peso;

– Diabetes associados a outras patologias como pancreatite alcoólica, uso de algumas medicações, etc.

Conforme os requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos da RBAC67, serão causas de inaptidão as alterações fisiopatológicas que, a critério do examinador ou da ANAC, se produzam como efeito de hormônios de substituição. O candidato não poderá ter antecedentes ou diagnóstico clínico de diabetes melito insulino-dependente. Caso tenha diabetes não tratada com insulina, poderá a critério do examinador ou da ANAC, ser considerado apto, desde que seus exames comprovem que seu estado metabólico seja controlado apenas através de dieta, ou dieta associada a medicações antidiabéticas, de uso seguro para as atribuições de um tripulante de voo. Não poderá apresentar glicemia inferior a 50mg/dl ou superior a 140mg/dl, confirmada após duas repetições, em dias diferentes. Caso apresente valores de glicemia entre 50 e 69 mg/dl, ou entre 115 e 139 mg/dl, confirmadas após duas repetições, em dias diferentes, poderá ser considerado apto a critério do examinador ou da ANAC. Se fizer uso de hipoglicemiantes por via oral poderá ser julgado apto desde que fique constatado, após um período de observação de 60 dias, um controle satisfatório da glicemia, que deve ser superior a 69mg/dl e inferior a 140mg/dl, e que o examinador ou a ANAC, a seu critério, considere que não seja provável que afete a segurança de voo. Neste caso, a validade máxima a ser concedida para o CMA revalidado deve ser de 6 meses. Em casos de portadores de hipoglicemia reativa ou outra hipoglicemia de difícil controle ou fora de possibilidade de controle, deverá ser julgado não apto.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.