CMA – Diabetes reprova para obtenção do CMA?

posted in: CMA | 2

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, bom dia a todos. Queria tirar uma duvida.

Gostaria de saber se diabetes afeta a aprovação do cma?.creio que nao tenho, Mais é uma preocupação minha por nao ter feito nenhum exame ainda.

Agradeço pela atenção!

Um abraço.

Nossa resposta

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que ocorre em decorrência da falta de açúcar, ou então devido à incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Ocorre em consequência do pâncreas não ser capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, quando ocorre a falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, acarretará um aumento de glicose no sangue, e consequentemente, o diabetes. Teremos dois tipos de Diabetes:

Tipo 1: o pâncreas perderá sua  capacidade de produzir insulina, devido a defeito no sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

Tipo 2: Poderá ocorrer pela  diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

A RBAC67, nos requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos, estabelece alguns critérios em relação ao Diabetes e também para valores glicêmicos. No caso, o candidato que tenha diabetes melito não tratada com insulina poderá ser considerado apto, a critério do examinador ou da ANAC, desde que seja comprovado que seu estado metabólico possa controlar-se de maneira satisfatória somente com dieta, ou dieta combinada com ingestão por via oral de medicamentos antidiabéticos, cujo uso seja compatível com o exercício seguro das atribuições do tripulante em voo, ou seja, que a medicação não tenha efeitos colaterais que possam interferir na segurança de voo.

Em relação aos valores de glicemia, não poderá apresentar valor de glicemia inferior a 50mg/dl ou superior a 140mg/dl, confirmada após duas repetições, em dias diferentes. Nos casos de glicemia entre 50 e 69 mg/dl, ou entre 115 e 139 mg/dl, confirmadas após duas repetições, em dias diferentes, poderá ser considerado apto a critério do examinador ou da ANAC.  No caso do uso de hipoglicemiantes orais, poderá ser considerado apto desde que fique constatado, após um período de observação de 60 dias, um controle satisfatório da glicemia, que deve ser superior a 69mg/dl e inferior a 140mg/dl, e que o examinador ou a ANAC, a seu critério, considere que não seja provável que afete a segurança de voo. Neste caso, a validade máxima a ser concedida para o CMA revalidado deve ser de 6 meses. O candidato portador de hipoglicemia reativa ou outra hipoglicemia de difícil controle, ou fora de possibilidade de controle, deverá ser julgado não apto.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.