Dúvida – Quantas horas são necessárias para checar PP-MLTE/IFR?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Boa Tarde,

Gostaria de obter informações sobre o fazer o MULTI IFR apenas com o PP. É necessário ter alguma quantidade de horas minima voada?

Att;

Rodrigo de Jesus Martins

Nossa resposta

Rodrigo,

Para checar PP/MLTE – IFR, segundo a RBAC 61, após checar o PP são necessárias:

 – 50 horas com piloto em comando, em navegação, conforme consta na RBAC 61 – 61.223 (item 6 – i);

 – 40 horas IFR, sendo que o simulador IFR abate no máximo 20 horas do treinamento prático, conforme consta na RBAC 61 – 61.223 (item 6 – ii);

No IFR são necessárias também 50 horas de voo como piloto em comando de navegação, das quais no mínimo 10 horas tenham sido realizadas na aeronave na qual é requerida a habilitação, conforme RBAC 61 – 61.223 (item A 6 – i).

São necessárias também 12 horas para ter a carteira de MLTE.

Para checar o PP/MLTE – IFR, você deverá ter o CMA de 1° classe (RBAC 61 – 61.223 – item A 2), e também ter sido aprovado na banca da ANAC IFR (Meteorologia/Regulamentos/Navegação), além de ter feito o curso teórico em escola homologada.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • eterdan

    olá!
    Gostaria de saber se com ppa consigo emprego,ou se voando de graca acumulo hora p/ pc.

  • Flavio Silva Gomes

    Oi , Sou piloto de helicóptero PCH/INVH e quero tirar minhas licenças de avião. Entretanto no RBAC 61 diz o seguinte:

    (C) se for titular de uma licença de piloto comercial ou de linha aérea de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas pode incluir até 100 (cem) horas de voo em helicóptero ou aeronave de sustentação por potência. (pagina 40 RBAC 61)

    Logo restam somente 50hrs pra se fazer no meu caso. Mas isso bate de rente com os requisitos mínimos pra se checar IFRA por exemplo.

    ´´No IFR são necessárias também 50 horas de voo como piloto em comando de navegação, das quais no mínimo 10 horas tenham sido realizadas na aeronave na qual é requerida a habilitação, conforme RBAC 61 – 61.223 (item A 6 – i).´´
    Você saberia me explicar melhor como que funciona esse processo? Quantas horas eu preciso na verdade? Obrigado