Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá meu nome é Victor hugo, tenho 28 anos e moro no Rio de Janeiro. Quero muito me tornar piloto, mas para isso tenho que ser aprovado no CMA. Gostaria de saber se uma pessoa com um leve grau de Discromatopsia tem condições de ser aprovado no CMA.
Um Grande abraço.
ATT,
Victor hugo.
Nossa resposta
Victor Hugo,
A RBAC 67 é bastante rígida quanto aos critérios oftalmológicos. O funcionamento dos olhos e de seus anexos deve ser normal. Não pode existir condição patológica, aguda ou crônica, em nenhum dos dois olhos ou anexos, que possa impedir sua função correta a um grau tal que, a critério do examinador ou da ANAC, afete a segurança de voo.
A avaliação pericial para obtenção de CMA exige que se deve reconhecer as cores misturadas nas tabelas de senso cromático ou, no mínimo, as cores básicas isoladas usadas em aviação. No caso da sua patologia, a discromatopsia, há interferência na visão das cores, portanto poderá ser um fator de restrição à obtenção de CMA para piloto. O ideal para verificar este fator seria realizar o teste nas tabelas de senso cromático.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015