CMA – Disfunções Temporomandibulares reprovam nos exames para o CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá boa noite queria saber se DTMs (Desordens Têmporo Mandibulares) reprovam no CMA para PP, PC E PLA? desde já agradeço! 

Nossa resposta

 A articulação temporomandibular é a articulação que liga o maxilar ao crânio. As Disfunções Temporomandibulares são desordens músculo-esqueléticas que podem afetar esta articulação. Os sinais e sintomas mais comuns podem ser dor na região da face – que piora quando mastigamos, falamos ou abrimos a boca – limitação ou travamento da movimentação da mandíbula, dor irradiada para cabeça, ouvido, dentes, além de ruídos articulares e outros. Existem diversos tratamentos que podem diminuir consideravelmente os sintomas.

Na RBAC 67, nos requisitos odontológicos, o candidato não poderá apresentar deformidades maxilares ósseas, ou de tecidos moles ou dentários, congênitas ou adquiridas, que sejam motivo de dificuldade para a mastigação ou articulação da palavra. Na inspeção de saúde, será realizada radiografia panorâmica e verificada se há alterações importantes, e se as mesmas são limitantes. Mas geralmente, se não tiver repercussões clínicas importantes, e  obedecer aos critérios de não limitar a mastigação e articulação da palavra, não será impedimento para obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.