CMA – Enxaqueca com Aura é impeditiva para obtenção de CMA para piloto?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre duvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, por gentileza, gostaria de saber se uma pessoa que tem Enxaqueca de Aura, pode se tornar piloto de avião?

Abraços,

Diogo.

Nossa resposta

Diogo,

A Enxaqueca com Aura é um tipo de enxaqueca que apresenta duas fases: a fase de aura, e a da dor de cabeça propriamente dita. A fase de aura ocorre, geralmente, antes da dor de cabeça. É caracterizada por fenômenos sensoriais temporários, com duração de aproximadamente 15 a 30 minutos. Também poderá aparecer durante ou após a dor de cabeça em alguns casos. Compreendem distúrbios visuais do tipo cegueira parcial, visão de pontos luminosos semelhantes a lanterninhas, vagalumes ou “flashes”, que brilham e piscam, podendo assumir formas em zigue-zague. Podem ser estacionários, ou mover-se ao longo do campo visual. Podem começar no canto da visão, ou no centro, expandindo-se. Tais distúrbios podem afetar um ou ambos os olhos. É possível ocorrer um ponto cego na visão (denominado escotoma), assim como a perda temporária da visão lateral, restando apenas o centro do campo visual. Outros fenômenos, além dos visuais, podem constituir aura de enxaqueca: paralisia do movimento ocular, formigamento (na cabeça, lábios, língua, braços, corpo), paralisia parcial (em alguns poucos casos, felizmente, pois assusta bastante), dificuldade em falar (as palavras não saem direito), de ouvir, barulho no ouvido, existindo até um tipo que se acompanha de perda de consciência, ou alucinações (ex: sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores que na realidade, etc.). Outros tipos vêm com tontura e/ou perda do equilíbrio. Enfim, pode ocorrer uma série de distúrbios com relação à percepção das formas, sons, sabores, cheiros e sensações.

Conforme a RBAC67, nos requisitos neurológicos para pilotos, o candidato não poderá apresentar antecedentes ou diagnóstico clínico de enxaquecas, acompanhadas de fenômenos oculares e neurológicos focais transitórios. Caso apresente diagnóstico confirmado apresentando também estes fenômenos, poderá ser impeditivo à obtenção do CMA para piloto.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.