CMA – Epilepsia reprova no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, tenho epilepsia controlada a 3 anos. É possivel passar no teste?

Nossa resposta

A Epilepsia é um distúrbio considerado comum a várias doenças. Na verdade é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam determinada condição e indicam que, por algum motivo, um agrupamento de células cerebrais se comporta de maneira hiperexcitável. Poderá gerar manifestações clínicas, como crises epiléticas parciais (sinais elétricos desorganizados em um hemisfério cerebral), ou totais (desorganização nos dois hemisférios). Para que seja caracterizada a epilepsia, é necessário recorrência das crises com intervalo de no mínimo 24 horas entre elas.

Conforme os requisitos neurológicos da RBAC67, para a emissão do CMA de 1º e 2º classe, o candidato não pode ter antecedentes ou diagnóstico clínico de epilepsia, além de eletroencefalograma (EEG) apresentando-se anormal, caracterizado pela presença de grafoelementos epileptiformes; ou com lentificações focais ou generalizadas, contínuas ou paroxísticas, da atividade elétrica cerebral, sugestivas de qualquer tipo de anomalia cerebral.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.