Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá.
Meu nome é Pedro, tenho 15 anos e esse ano fui aprovado na EPCAr mas reprovei no INSPSAU por escoliose. Gostaria de saber se isso pode causar problemas na obtenção do cma de 1ª ou 2 ª classe (e quais são os limites e o nível do rigor nos exames) já que minha única opção agora é a aviação civil. Fico no aguardo de uma resposta, pois não acho essa informação em lugar nenhum.
Desde já, obrigado.
Nossa resposta
Pedro,
No caso da INSPSAU, que é a inspeção de saúde para carreira militar, os requisitos costumam ser mais rígidos e bem explicitados, inclusive com o grau da escoliose.
Quanto à obtenção do CMA para 1º e 2º classe, a RBAC 67, apresenta o seguinte, em relação à escoliose:
67.95 Requisitos ósteo-articulares
(b) O candidato não pode possuir:
(3) escolioses, cifoses e lordoses sintomáticas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo;
Portanto, dependerá do grau de sua escoliose, se apresenta sintomas relacionados, se é causa de limitação. Essa avaliação e decisão de aptidão ficarão a critério do médico examinador.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015