Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Terminei o PC já há algum tempo e estou aguardando vaga em alguma empresa aérea. Nesse meio tempo, meu CMA de PC está pra vencer. Fiquei na dúvida se seria melhor já tirar o de PLA. Mas não sei se existe alguma diferença prática entre eles.
Aparentemente, possuem o mesmo tipo de requisito, por se tratarem da mesma classe (1ª). Perguntei ao nosso grande Pai Google e vi em um lugar comentando que pra PLA, precisa de carta de apresentação de uma empresa, tipo nos moldes da que precisamos do aeroclube nos outros tipos de CMA. Em outros, comentaram que provavelmente vc precisará dessa CMA para tirar o prático de PLA. Conversei com alguns pilotos, e um deles está em uma grande companhia há mais de 4 anos e ainda possui o CMA de PC. Nunca pediram pra ele tirar a de PLA ou coisa do tipo.
Com os seus contatos por aí, você sabe se existe alguma diferença prática entre elas?
Um grande abraço!
Yuri Dimitrov – Arujá/SP
Nossa resposta
Yuri,
Existe o CMA de 1ª classe de PC, o CMA de 1ª classe de PLA, e o CMA de 1ª classe de PP-IFR, que são certificados diferentes, embora todos sejam de 1ª classe. Para trabalhar em companhia aérea, o CMA de PC é aceito para a função de Co-piloto. Já para a função de Comandante, é exigido o CMA de PLA.
No entanto, não é considerado impeditivo que um Co-piloto tire CMA de PLA. Geralmente são solicitados Código ANAC, carta de apresentação da escola / aeroclube ou comprovante do teórico para a categoria pretendida.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015