CMA – Fissura labial e fenda palatina podem afetar no exame para o CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia dra. Tatiana, eu nasci com fissura lábio-palatina, e gostaria de saber se isso poderia afetar o exame de cma? Se poderia ser considerado como uma deformidade?

Nossa resposta

A fissura labial e a fenda palatina são malformações de origem congênita, que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. A fissura labial é a abertura que inicia na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. A fenda palatina é quando a abertura atinge todo o céu da boca e a base do nariz. Além de alterações estéticas, podem causar problemas como má nutrição, distúrbios respiratórios, alterações de fala e audição, infecções crônicas, alterações na dentição. O tratamento envolverá vários profissionais, como cirurgião plástico, otorrinolaringologista, dentistas e fonoaudiólogos.

Conforme a RBAC67, nos requisitos otorrinolaringológicos, não poderá existir nenhuma deformidade grave, nem afecção aguda ou crônica da cavidade bucal ou vias aéreas superiores. Nos requisitos odontológicos, deverá ter ausência de deformidades maxilares ósseas ou de tecidos moles ou dentários, congênitas ou adquiridas, que dificultem a mastigação ou a articulação da palavra. Portanto, serão avaliadas as possíveis complicações desta alteração. Caso não sejam motivo de incapacidade, e também não apresente alterações de mastigação e articulação da palavra, possivelmente não será impeditivo ao CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.