CMA – Há chance de obter CMA de 1º classe tendo visão periférica em um olho?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Doutora, peço sua ajuda para analisar meu caso e me dar sua opinião:Quando mais novo tive Toxoplasmose ocular e isso me deixou uma cicatriz dentro da vista de modo que eu não enxergo o focoda minha visão esquerda. Quando descobriram o pequeno circulo “cicatriz” dentro da minha vista, disseram a meus pais que por eu ser novo, talvez através de ações do meu organismo isso pudesse vir a se curar, o que não aconteceuGostaria se saber se mesmo tendo a visão direita normal e com a visão periférica do esquerdo normal, eu teria chances de ser apto à CAM de1ª classe.

Obrigado desde já, aguardo ansioso pela resposta.

Alessandro – 19 anos – Rio de janeiro

Nossa resposta

Alessandro,

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, que poderá ser congênita – ou seja, transmitida da mãe para o feto – ou adquirida, através das fezes de felinos e alguns outros animais, pela ingestão de alimentos contaminados (carnes cruas e mal passadas). É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A forma disseminada da doença pode envolver retina, pulmões, cérebro, pele, músculos, fígado e coração, ou como no seu caso, tendo consequências definitivas na visão.

Conforme os requisitos oftalmológicos da RBAC67, o funcionamento dos olhos e de seus anexos deverá ser normal, não podendo existir condição patológica, aguda ou crônica, em nenhum dos dois olhos ou anexos, que possa impedir sua função correta a um grau tal que, a critério do examinador ou da ANAC, afete a segurança de voo. Deverá possuir acuidade visual para longe, com ou sem correção ótica, igual ou superior a 20/30 para cada olho separadamente, e igual ou superior a 20/20 para a visão binocular. Este requisito poderá ser atendido com o uso de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato).

Deverá ser capaz de ler, com ou sem correção por óculos ou lentes de contato, a carta N5 ou sua equivalente à distância selecionada pelo examinando na faixa de 30 a 50cm, e a carta N14 ou sua equivalente à distância de 100cm. Caso este requisito só possa ser atendido com correção (por óculos ou lentes de contato), o candidato deve portá-la e utilizá-la ao ser submetido aos exames de saúde periciais; deverá apresentar campos visuais, pressão ocular, fundo dos olhos (fundoscopia) e córneas normais. No caso de visão monocular, poderá ser considerado apto, somente nos exames periciais de revalidação ou exames periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que olho bom atenda os requisitos estabelecidos. Em qualquer outro caso, para CMA 1º classe, não poderá deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo ser monocular.

Conforme a ICA 160-6 , em relação ao campo visual, qualquer escotoma central ou para-central inabilita (contração não poderá ser maior que 15 graus em qualquer meridiano). Portanto, para obtenção do CMA de 1º classe, deverá apresentar os exames dentro dos critérios estabelecidos. Mas devido apresentar somente visão periférica em um dos olhos, mesmo com o outro normal, possivelmente será causa de inaptidão.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.