CMA – Hanseníase é reprovatória no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Dra. Tatiana,

Gostaria de saber se hanseníase é impeditiva para a obtenção do CMA. Fui diagnosticado com a doença há algum tempo, porém de acordo com os médicos, tenho boas chances de recuperação total. Acredito que me recuperarei completamente, porém tenho medo de reprovar no CMA por ter tido a doença.

Obrigado, aguardo sua resposta.

Nossa resposta

A Hanseníase, também é conhecida como “lepra”, é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. É transmitida através do contato íntimo com doente não tratado (gotículas nasais, saliva). É uma doença que afeta principalmente a pele, mas também poderá afetar outros locais como olhos, nervos periféricos, e outros órgãos. O tratamento é bastante eficaz e pode permitir a cura. Na RBAC 67 não é citada a hanseníase. Na ICA 160-6, porém, a hanseníase está entre as causas de incapacidade em exames na aeronáutica, em qualquer de suas formas. Portanto, se a doença ainda não estiver sido curada, poderá ser impeditiva ao CMA. Caso obtida a cura após tratamento, poderá obter o CMA normalmente.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.