Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá ,
Tenho 17 anos e tenho hiperplasia condilar , porém , já fiz uma operação para a hiperplasia parar de se manifestar . Queria saber se isso pode reprovar no CMA
Nossa resposta
A hiperplasia condilar é uma anomalia de desenvolvimento que ocorre unilateralmente, de causa ainda desconhecida, tendo sido descrito o fator trauma. É diagnosticada quando há crescimento mandibular após cessação do crescimento ósseo, o que ocorre por volta dos 20 anos de idade. Poderá ocorrer deformidade vertical do esqueleto da face, com mordida aberta posterior unilateral, inclinação da borda inferior da mandíbula, diferença entre linhas médias dental e facial. Esse crescimento condilar poderá ser tratado através de cirurgia.
Conforme os requisitos odontológicos da RBAC67, o candidato não deve apresentar deformidades maxilares ósseas, ou de tecidos moles ou dentários, congênitas ou adquiridas, que dificultem a mastigação ou a articulação da palavra. Portanto, o examinador avaliará se após o tratamento realizado, não apresenta alterações que prejudiquem a mastigação e articulação da palavra. Caso atenda estes parâmetros, possivelmente não terá problemas à obtenção do CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015