Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá!
Eu tenho 18 anos. No ano passado, fiz a minha inspeção inicial para o CMA de 2ª classe no HFAB. Consegui, com apenas restrições para uso de lentes corretoras.
Nesse ano, pretendo fazer a inspeção inicial para o CMA de 1ª classe. Mas foi constatado em um dos exames que eu fiz de rotina, que eu estava com a Pressão Arterial um pouco elevada. Fiz o MAPA, e o diagnóstico era de que eu tinha uma famosa “Hipertensão do Jaleco Branco”, onde foi constatado que a minha P.A não se alterava durante o dia, apenas em situações específicas.
Esse problema, que poderia ser fácilmente confundido com a “Hipertensão” tradicional, pode acarretar em não aptidão para obter o CMA de 1ª Classe?
Atenciosamente,
Carlos.
Nossa resposta
Carlos,
O diagnóstico da hipertensão deverá ser feito através da medida da pressão arterial, que deve ser realizada em toda avaliação de saúde, por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais de saúde que estejam devidamente capacitados. Isso é fundamental não apenas para o diagnóstico, mas também para o acompanhamento do tratamento da pressão arterial. Conforme a Diretriz Brasileira, o indivíduo é considerado hipertenso quando o valor da pressão arterial for igual ou superior a 140/90 mmHg. No entanto, a aferição da pressão em consultório, mesmo realizada com técnica apropriada, pode superestimar a pressão do paciente, o que é conhecida como “hipertensão do avental branco” (geralmente causada por medo ou nervosismo), da mesma maneira que ela pode subestimar os valores, ou apresentar a hipertensão mascarada. Por este motivo, é solicitado o exame MAPA (que demonstrará a PA em 24 horas).
Conforme os requisitos cardiológicos da RBAC67, nenhum candidato à obtenção ou revalidação de um CMA pode ter antecedentes nem diagnóstico clínico de pressão arterial sistêmica mantida superior a 140 X 90mmHg. No caso de uso de medicamentos anti-hipertensivos, poderá ser julgado apto desde que a condição, a critério do examinador ou da ANAC, não afete a segurança de voo. Caso no dia da avaliação, ao ser aferida a pressão arterial, apresente valores acima do estabelecido, serão realizadas novas aferições, e caso permaneçam alteradas, a critério do examinador, poderão ser solicitados exames complementares, e até avaliação médica especializada, para verificar o motivo da hipertensão arterial. Após resultados, se não for diagnosticada hipertensão arterial primária não tratada ou secundária, e realmente for detectada hipertensão do avental branco, não será impeditiva ao CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015