CMA – Qual IMC é válido para inaptidão?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Dra. Tatiana, tudo bem?

Tenho acompanhados seus posts e tenho visto que a informação fornecida sobre o peso, ou seja, o requisito é que não se tenha Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais.

Porém, o RBAC 67 – 67.119 – Requisitos cardiológicos – alínea (F) diz que: não possua Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 associado à circunferência da cintura maior que 102 cm para homens ou maior que 88 cm para mulheres;

O fato é que fui impedido de tirar meu CMA num primeiro momento, por estar na época com IMC de 42,35. Agora já estou baixando o IMC e chegando ao IMC 39, o que me daria a possibilidade de obter o CMA 2ª Classe PPA, baseado nas informações do Canal Piloto.

Agora fica a dúvida… Índice de Massa Corporal 30 ou 40?

Obs.: Não apresento nenhuma comorbidade, como hipertensão, diabetes, etc.

Obrigado

Caio Simermann – Curitiba/PR

Nossa resposta

Caio,

O Índice de Massa Corpórea de 40 ou mais é considerado impeditivo para obtenção do CMA. Este valor será encontrado nos requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos (item 67.85) da RBAC67. Este valor de IMC é considerado como limitante à segurança de voo, devido às complicações que pode causar na saúde.

No caso dos requisitos cardiológicos, é preconizado que candidatos à revalidação com infarto agudo do miocárdio prévio não possuam Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30, associado à circunferência da cintura maior que 102 cm para homens, ou maior que 88 cm para mulheres. Portanto, se você não tem história de infarto agudo de miocárdio, será considerado IMC de 40 ou mais para inaptidão.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.