Seguindo com nossa série sobre duvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Tenho problema vista no caso (miopia)1.60 e desvio na coluna será que posso ser piloto comercial?
Nossa resposta
A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. Pode ter origem quando o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta. Pode ser diagnosticada através de exame de acuidade visual e tonometria. Poderá ser corrigida com o uso de óculos (lentes divergentes), lentes de contato ou cirurgia.
Conforme a RBAC67, nos requisitos oftalmológicos, o candidato deve possuir acuidade visual para longe, com ou sem correção ótica, igual ou superior a 20/30 para cada olho separadamente, e igual ou superior a 20/20 para a visão binocular. Este requisito pode ser atendido com o uso de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato). Deve ser capaz de ler, com ou sem correção por óculos ou lentes de contato, a carta N5 ou sua equivalente à distância selecionada pelo examinando na faixa de 30 a 50cm, e a carta N14 ou sua equivalente à distância de 100cm. Caso este requisito só possa ser atendido com correção (por óculos ou lentes de contato), o candidato deve portá-la e utilizá-la ao ser submetido aos exames de saúde periciais.
Em se tratando dos desvios da coluna vertebral, temos:
Lordose: aumento anormal da curva lombar, acarretando a acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.
Cifose: aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, tendo como as causas mais importantes a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Escoliose: É a curvatura lateral da coluna vertebral, que poderá ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose dependerá, em grande parte, da idade em que ela se inicia, e do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior.
Conforme os requisitos ósteo-articulares da RBAC67, o candidato não pode possuir escolioses, cifoses e lordoses sintomáticas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo. Portanto, não poderá apresentar desvios acentuados, que tenham repercussões clínicas, como dor, sintomas neurológicos, e causem alguma limitação funcional.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015