CMA – Miopia, perda auditiva leve e traumatismo craniano prévio impedem de obter o CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá,

Meu nome é Caio Yuri, tenho 18 anos e pretendo começar o curso teórico de PP. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o exame que deve ser feito para saber se estou apto a pilotar antes de começar o curso de fato.

Tenho miopia nos dois olhos, com grau de aproximadamente 1,5 em cada, tenho uma leve perda de audição no ouvido direito, não sei exatamente a frequência, mas é pouca coisa. Quando criança, uns 5 anos mais ou menos, sofri traumatismo craniano devido a uma queda da escada, operei e tive uma recuperação tranquila.

Você acha que alguma dessas complicações pode me afetar na hora de conseguir a aprovação médica?

Desde já agradeço.

Nossa resposta

Caio,

Os exames a serem realizados são aqueles preconizados pela RBAC 67, para toda inspeção de saúde inicial para piloto. Em algumas exceções, o próprio médico solicitará algum exame específico ou relatório médico, caso julgue necessário.

No caso dos requisitos oftalmológicos, deve possuir acuidade visual para longe, com ou sem correção ótica, igual ou superior a 20/30 para cada olho separadamente, e igual ou superior a 20/20 para a visão binocular. Este requisito pode ser atendido com o uso de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato). Também deverá ser capaz de ler, com ou sem correção por óculos ou lentes de contato, a carta N5 ou sua equivalente à distância selecionada pelo examinando, na faixa de 30 a 50cm, e a carta N14 ou sua equivalente à distância de 100cm.

Caso este requisito só possa ser atendido com correção (por óculos ou lentes de contato), o candidato deve portá-la e utilizá-la ao ser submetido aos exames de saúde periciais. Deverá também demonstrar que um único par de óculos ou lentes de contato (caso precise utilizá-los) é suficiente para atender aos requisitos de visão para perto e para longe, sem trocar ou retirar os óculos. Óculos bifocais ou multifocais podem ser usados pelo candidato para atender a este requisito.

Quanto à audição, se realmente for uma perda auditiva leve unilateral, não progressiva, provavelmente não tenha problemas durante a inspeção, mas será realizado exame audiométrico que definirá sua situação.

Em relação à intervenção cirúrgica cerebral ou traumatismos craneoencefálicos, será verificada a presença de sequelas detectadas por exames de imagem ou clínico que, a critério do examinador ou da ANAC, possam ou não afetar o exercício das atribuições correspondentes ao CMA solicitado e/ou a segurança de voo.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.